Qual Exu gosta de faca?

Perguntado por: dmagalhaes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Exu Olóbé é representado pela nlá òbe (grande faca).

Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló). Dos Bantos temos uma infinidade de palavras, tais como: angu, bandalafumangá, batuque, muamba, mandinga, mona, muqueca, fubá, cuenda e urucubaca.

Essa é uma falange de Exus presente na Umbanda e na Quimbanda. É uma entidade muito famosa dentre as religiões de matriz africana. Os Exus Caveiras podem ajudar os seres humanos em algumas situações que envolvem dinheiro, amor e sorte, mas sua principal missão é tratar de assuntos que envolvem o desencarne.

as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada.

Ogã Axogum: É quem tem o poder da mão de faca, ou seja, é quem tem autorização perante o chefe do terreiro e dos Orixás para realizar qualquer matança (sacrifício de animais).

O guardião dos cemitérios, segundo a tradição, é frequentemente associado com as encruzilhadas, lugares de confluência de caminhos, onde se acredita que ele possa abrir portais entre o mundo espiritual e o mundo físico.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Seu exu caveira tem mistério e comanda o cemitério, mas ele tem feitiço e este tem muito axé. exu caveira gargalha enquanto brinda a nossa ordinary bitter, uma cerveja clara, de corpo e teor alcoólico baixos. uma cerveja leve e refrescante, sem perder o sabor que deve ter.

são alguns dos exus mais raros da umbanda e quimbanda. exu das sete encruzilhadas, sendo um dos grandes maiorais. dos exus da linha de oxalá. Esse exu é o que mais está conectado. com a energia de oxalá.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais). Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Atua no caos para que a ordem prevaleça. Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade. Exu é também o guardião do mercado, do comércio.

Acredito que as facas podem estar representando a identificação ao pai, como as giletes e os pregos também, já que são objetos que foram utilizados por seu pai quando trabalhava como marceneiro, bóia fria e barbeiro durante a sua remota infância.