Por que o coelho é importante?

Perguntado por: hbelem . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Do coelho se obtêm o couro para a fabricação de casacos, bolsas e artesanato. O pelo é utilizado para a fabricação de pincéis e chapéus. O excremento deste mamífero é utilizado como adubo e como complemento da ração de outros animais.

Carinho. Por fim, coelhos são sinônimos de muito amor e carinho. Esses pets se apegam facilmente à família e adoram ser acariciados e bem cuidados – alguns, contrariando a espécie, até pegam gosto de ficar no colo.

Os coelhos são mamíferos pertencentes a Ordem Lagomorpha e Família Leporidae. Os animais da raça New Zealand (Oryctolagus cunigulus, coelho doméstico) possuem como características corpo arredondado, cabeça grande com largas orelhas, audição e olfato bem desenvolvidos e amplo campo de visão.

Trata-se de um mamífero herbívoro que se destaca por suas longas orelhas e pernas traseiras. São capazes de correr rajadas curtas, e, para fugir de predadores, adotam a tática de se esconderem em tocas. Eles são predados por uma grande variedade de animais, como falcões, corujas, onças e raposas.

Os coelhos possuem uma visão especial que é importante destacar. Os seus sentidos são excelentes, porém o da visão se destaca como sentido mais desenvolvido. Assim como o peixe, o coelho enxerga no escuro, sua visão noturna é ainda melhor.

Aqui estão as mais comuns nessa área:

  • Melioidose;
  • Campilobacteriose;
  • Salmonelose;
  • Pasteurelose;
  • Tétano;
  • Tularemia;
  • Febre Q.

Eles ficam felizes em comer algo além da ração. A água deve ser sempre filtrada e oferecida em abundância, no bebedouro próprio para coelhos, que fica preso à gaiola, ou outro recipiente adequado. Coelhos não podem tomar banho, é um risco para o seu sistema imunológico, que é bastante sensível.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

1) Dentes que crescem sem parar
Enquanto nós, humanos, temos que cortar as unhas e aparar os cabelos de vez em quando, os coelhos precisam cuidar dos seus dentes, que nunca param de crescer. "Exatamente por isso eles precisam estar sempre roendo coisas, para desgastar esses dentes", explica a veterinária Manu Karsten.

As lebres (ou coelhos) eram entendidas como um símbolo de castidade, pela crença existente de que elas conseguiam reproduzir-se sem perder a virgindade. Esses animais eram representados como um símbolo da Trindade, importante conceito do Cristianismo.

Conotação humorística e sexual
Nas palavras do ilustrador, o coelho representa o caráter divertido, lúdico e encantador da revista. O coelho foi escolhido também por uma "conotação humorística e sexual", uma vez que esse animal é conhecido por ter uma vida sexual ativa.

Apesar de parecer que os coelhos enxergam bem, eles possuem dificuldade em diferenciar cores. Na verdade, esses pets só conseguem distinguir azul e verde.

Dizem que o coelho, a lebre era um deles e passou a dizer que quem tinha coelho em casa tinha sorte porque ficava aquecido. Há relatos, ainda, de que os coelhos eram animais mágicos e que traziam sorte. Outras lendas contam que o costume de cultuar o coelho vem de antigas tradições africanas.

Areia de gato com cristal desodorante: alguns desses cristais desodorantes presentes em areias de gato podem ser tóxicos para coelhos. Areia de gato comum pode ser um grande problema para o coelho.