O que diz o Salmo 13?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte; para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar.” Novamente, é impressionante observar a estabilidade da fé de Davi, mesmo no meio dos tumultos.

O Salmo 13 é uma oração de fé do crente a Deus. O estudo bíblico do Salmo 13 mostra que apesar da perseguição, oposição e circunstâncias difíceis, o povo de Deus pode se deleitar em sua graça e proteção. O Salmo 13 é um salmo escrito pelo rei Davi.

O Salmo 13 é um Salmo de lamentação atribuído a Davi. Nestas palavras sagradas, o salmista faz um pedido emocionado e até desesperado por ajuda divina.

Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia?

O salmista mesmo não faz justiça com as próprias mãos e nem se vinga do mal que lhe foi feito, mas roga que Deus lhe faça justiça e o vingue, permitindo que o castigo recaia sobre os maus e injustos, ou seja, o salmista apela que Deus, como o senhor da história, exerça seu poderoso senhorio sobre os povos.

Como se nota no título do livro, Salmos são louvores. A maioria desses cânticos são orações. O fiel louva ao Senhor, e também fala em oração ao seu Deus. A adoração é mais do que uma música.

Verificamos, então, que o Salmo Responsorial é “parte integrante da liturgia da Palavra”; e que a sua “importância litúrgica e pastoral” é ajudar os fiéis na meditação da Palavra de Deus na assembleia.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

Quando se sentia triste e angustiado, ele chamava Davi (ainda menino) para tocar a harpa e adorar a Deus com seus louvores.

O salmo 100 é curto, mas é bastante poderoso. Ele mostra como a alegria da adoração é a cura para a tristeza e do mal.

Letra: Quem pode livrar como o Senhor Ele é poderoso pra me guardar Quando os meus inimigos Se levantaram contra mim O Senhor estendeu Sua mão para mim E me deu a vitória.

5 Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? 6 O qual se aabaixa, para ver o que está nos céus e na terra! 7 aLevanta o pobre do pó, e do monturo ergue o necessitado, 8 Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.