O que diz a Bíblia sobre o amor?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

O versículo de 1 João 4:8 é bem claro, a natureza do nosso Pai é o amor, logo se não amamos aos outros, não amamos a Ele. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus – como está escrito em Gênesis 1:26-29 – então logo somos capazes de amar, podemos nem sempre querer amar o outro, mas podemos.

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?

Amor ágape, amor philos e amor eros são expressões que fazem referência a três tipos distintos de amor. No idioma grego antigo, diferentes termos eram utilizados para se referir ao amor. Neste texto, nós iremos entender o que é amor ágape, amor philos e amor eros, bem como o significado desses termos na Bíblia.

Salmo 12 - Para viver um amor repleto de compreensão
"Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.

O amor é paciente, é bondoso, não é invejoso, não é vaidoso, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseiro, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniqüidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. O amor não acabará nunca.

verbo transitivo direto Ter amor por alguém; querer bem: Dom Pedro amou Inês de Castro. Possuir e demonstrar afeição por algo ou por alguém: amava os doces mineiros. Demonstrar estima, apreço; gostar muito: ama estudar.

O amor verdadeiro é o sentimento vivido por um casal e sonhado por muitas pessoas. Vale ressaltar que para o amor ser verdadeiro é necessário que exista reciprocidade. Não existe amor se apenas um ama e não é correspondido.

Amor é um termo popular para designar uma pessoa encantadora, agradável, gentil e simpática.

A Bíblia diz que os membros da igreja devem ter amor fraternal uns pelos outros. Todos os salvos têm uma coisa em comum: Jesus! Jesus chamou seus discípulos de seus amigos (João 15:14-15). Quando nos aproximamos de Jesus, desenvolvemos esse amor de amizade com ele.

Primeiramente, Eros é o amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, pela paixão e pelo desejo, além de estar associado ao prazer, à atração física e ao sexo.

O amor de Deus envolve todas as pessoas e, por esse motivo, algumas delas dizem que ele é “incondicional” e, em sua mente, podem dar a esse pensamento o significado de que as bênçãos de Deus são “incondicionais” e de que a salvação é “incondicional”.

[Marcos 10:6-9] "Mas no princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe."

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Disseram-lhe eles: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

Taj Mahal

Conhecido como a maior prova de amor do mundo, o Taj Mahal conta a história emocionante de uma paixão eterna. Por Diana Ferreira, autora de cursos na área de turismo cultural e Guias de monumentos.

Índice

  • 1 Amor fraternal - Storge.
  • 2 Amizade - Philia.
  • 3 Amor romântico - Eros.
  • 4 Amor incondicional - Ágape.