O que devo comer antes de iniciar o jejum intermitente?

Perguntado por: sbernardes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Boas opções incluem ovos, iogurte grego, carne magra e peixe. Alimentos ricos em fibras: alimentos ricos em fibras também são importantes antes do jejum, pois podem ajudar a controlar a fome e regular o açúcar no sangue. Alguns exemplos incluem vegetais folhosos, frutas com casca e grãos integrais.

Se você nunca fez um jejum intermitente antes, a orientação é começar fazendo uma vez por semana, por no máximo 16 horas. O período de horas do jejum pode ser aumentado gradualmente, ou seja, você pode começar com 12 horas e, de acordo com a sua adaptação, ir elevando a quantidade de horas.

Por isso, deve-se sempre priorizar os itens saudáveis, como frutas, verduras, leguminosos e cereais integrais. “São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam no equilíbrio do açúcar no sangue, muito importante para o controle da fome no jejum”, diz a especialista.

A ideia é fazer três refeições saudáveis ao longo do dia, sendo uma boa proposta de jejum intermitente para iniciantes. A ideia é passar 16 horas em jejum, distribuindo as refeições conforme a rotina da pessoa. Em alguns casos, o indivíduo faz o jantar às 20h e a próxima alimentação será o almoço do dia seguinte.

O que não quebra jejum intermitente? Durante o jejum, a pessoa está liberada basicamente para ingerir líquidos sem calorias, como água (com e sem gás) e chás e café sem açúcar ou adoçante. Tal ingestão não quebrar jejum intermitente.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

Para fazer o jejum intermitente é importante seguir algumas recomendações básicas como: ficar sem comer alimentos sólidos durante o período de jejum e líquidos com calorias, como suco de frutas ou café adoçado por exemplo; priorizar o consumo de alimentos saudáveis nos intervalos entre o jejum; e beber bastante água e ...

Brócolis
O brócolis e outros vegetais são perfeitos para quebrar o jejum. Isso porque eles contêm fibras e muitas vitaminas, o que ajuda a nutrir o corpo durante a janela de alimentação.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Quem faz jejum intermitente pode comer arroz e feijão? Sim. Durante a janela de alimentação de um plano de jejum intermitente o indivíduo pode se alimentar normalmente, a menos que haja alguma restrição individual.