O que corta o efeito do anticoncepcional Yasmin?

Perguntado por: lmuniz7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

4 substâncias que cortam o efeito do anticoncepcional

  1. Alguns antibióticos. Embora muitas pessoas pensem que os antibióticos interferem na eficácia da pílula anticoncepcional, a verdade é que a maioria dos antibióticos não interfere. ...
  2. Anticonvulsivantes. ...
  3. Barbitúricos. ...
  4. Álcool.

Além disso, Yasmin pode interferir na eficácia de outros medicamentos, como ciclosporina, antiepiléptico lamotrigina, melatonina, midazolam, teofilina e tizanidina. Pessoas que utilizam esses medicamentos também devem considerar outro método anticoncepcional.

O índice de falha pode aumentar quando há esquecimento de tomada dos comprimidos ou quando estes são tomados incorretamente, ou ainda em casos de vômitos dentro de 3 a 4 horas após a ingestão de um comprimido ou diarréia intensa, bem como interações medicamentosas.

Inicie o uso de Yasmin® no primeiro dia de menstruação, ou seja, tome o comprimido indicado com o dia da semana que corresponde ao primeiro dia de sangramento. Por exemplo, se a sua menstruação começar na sexta-feira, tome o comprimido indicado para “sexta-feira” no verso da cartela, seguindo a ordem dos dias.

Tanto a pílula combinada (estrogênio + progesterona) quanto a pílula de progesterona oferecem proteção após o sétimo dia de uso. Este prazo é necessário para que o medicamento faça o efeito de impedir a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso.

“A eficácia da pílula pode sofrer interferência de medicamentos, como por exemplo alguns antibióticos. Pode ser comprometida também por problemas intestinais, consumo de certos tipos de chá, quadros de vômito e diarreia. O ideal é procurar orientação médica a qualquer alteração”, explica.

Inicie o uso de Yasmin® no primeiro dia de menstruação, isto é, no primeiro dia de sangramento. Siga, então, a ordem dos dias. A ação contraceptiva de Yasmin® inicia-se imediatamente. Não é necessário utilizar adicionalmente outro método contraceptivo.

Pílula anticoncepcional
A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

Na verdade, a pílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo. Porém, esta forma de iniciar apresenta a desvantagem de não conferir proteção imediatamente. A paciente só estará plenamente protegida contra a gravidez após 7 dias de uso da pílula.

Você só pode conceber em dois dias a cada ciclo.
A “janela fértil” dura até 6 dias. Seus dias mais férteis são o dia da ovulação e o dia anterior. Entretanto, como o esperma pode sobreviver até cinco dias, ter relações sexuais nos dias que antecedem a ovulação pode aumentar suas chances de engravidar.

Yasmin® é utilizado para prevenir a gravidez. Este medicamento proporciona também benefícios adicionais: melhora dos sintomas associados à retenção de líquido, como distensão abdominal (aumento do volume do abdome), inchaço ou ganho de peso; melhora da acne e redução do excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.

Você pode tomar o mês inteiro e não menstruar mais, com a maior segurança. Sendo assim, emendar a cartela do anticoncepcional é seguro – mas só se você conversar com sua ginecologista antes!

Métodos Anticoncepcionais Hormonais
Pílula: índice de falha 0,1% Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: índice de falha 0,1% Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (SIU): índice de falha 0,1%. É um DIU medicado com progesterona, o Mirena, extremamente eficaz.

Isso significa que cerca de 9 em cada 100 mulheres correm o risco de engravidar em um ano de uso da pílula. Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.