O que corta o efeito do açúcar?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

Iogurtes, granolas, sucos adoçados, cereais – e até o pão – contêm açúcar. Então, uma boa tática é reequilibrar o jogo e colocar à mesa cereais não adoçados (como a aveia, que vai bem com frutas), pão pita e granola feita em casa, que pode ser menos adoçada do que a industrial.

Hortaliças do gênero brássicas: como agrião, brócolis, couve, repolho, mostarda e rúcula. Esses vegetais possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, que reduz os efeitos do açúcar no organismo; Frutas aquosas: tais como melancia, abacaxi e laranja. Como o próprio nome indica, elas possuem muita água.

Após 30 dias que você cortar o açúcar, já é possível notar mudanças no corpo e no organismo.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

Sintomas do diabetes tipo 2:

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

O excesso de açúcar no sangue e no corpo pode prejudicar tanto órgãos como coração, rins e cérebro, como também contribuir para o aumento de peso e diabetes.

O abacate é uma das frutas mais indicadas para diabéticos porque tem um baixo teor de açúcar. Entretanto, uma vez que ele é bem calórico, é preciso ter moderação. O abacate é rico em uma gordura do tipo ômega-3, muito benéfica para a alimentação.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

O suco de cenoura é uma fonte de betacaroteno, vitamina A e fibras. Ele tem um índice glicêmico mais baixo do que muitos outros sucos de frutas, o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

As mudanças induzidas pelo açúcar no hipocampo se relacionam à redução da formação de novos neurônios, os quais são vitais para codificar as memórias. Algumas pesquisas também sugerem que o alto consumo de açúcar pode ocasionar inflamação cerebral, levando a ocorrência de dificuldades de memorização.