O que comer quando esta com diarreia?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Alimentos que pode comer

  • Iogurte natural, bebida de arroz ou de avelã
  • Carnes brancas magras: frango, peru, coelho, porco.
  • Peixe branco.
  • Ovo escalfado ou cozido.
  • Batatas, cenouras, arroz, quinoa, tudo bem cozido.
  • Pão branco, idealmente torrado.
  • Banana, maçã, marmelo, limão.
  • Bolachas Maria (as tradicionais e sem fibras)

Mas há, sim, alimentos que são recomendados de maneira geral para todas as pessoas para aliviar ou não agravar sintomas, como frango sem gordura, peixe (não gorduroso), carne magra, arroz branco, maçã sem casca, cenoura, batata, caldo de feijão e banana.

batatas cozidas. Sucos de frutas naturais sem açúcar, água de coco, chá de maçã e folha de goiabeira. Amasse vegetais como batata, cenoura, mandioca, batata-doce, abobrinha e abóbora. Arroz branco, macarrão, pão branco, amido de milho, mingau de água, macarrão.

Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego); Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado); Carnes magras assadas, grelhadas ou cozidas (frango e peixe sem pele);

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

EVITAR: Leite e derivados (manteiga, iogurte, creme de leite, queijos em geral); Pães, bolos e biscoitos recheados ou amanteigados; Alimentos integrais (arroz integral, macarrão integral, pão integral);

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...

– Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

Diarreia aquosa como principal manifestação
Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa. Além da diarreia, pode haver também febre baixa, geralmente menor que 38ºC.

Da seguinte maneira:

  1. gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. ...
  2. gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue. ...
  3. gastroenterite parasitária: desencadeia diarreia subaguda e, em alguns casos, crônica.