O que causa pressão alta?

Perguntado por: ldias2 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

O equilíbrio nestes casos é fundamental, já que nestas pessoas manter-se com pressões elevadas acima de 140 x 90mmHg aumentam o risco de mortalidade ou novos infartos. Assim, recomenda-se manter uma pressão arterial > ou igual 120 X 70 e < ou igual 130 X 80 mmHg.

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

Os alimentos que ajudam a baixar a pressão são:

  • clara de ovo;
  • banana;
  • folhas verde-escuras;
  • leguminosas;
  • iogurte desnatado;
  • Chocolate.

Quadros de pressão alta frequentes podem danificar as paredes das artérias do coração (coronárias), que ficam fragilizadas e lesionadas ou, ainda, tornam-se mais espessas.

Azeitonas e outros alimentos em conserva. Shoyu e outros temperos industrializados. Sanduíche de presunto e queijo.

Carnes, como hambúrguer, bacon, carne seca, salsicha, charque; Miúdos, patês, sardinhas, anchova, bacalhau salgado; Picles, azeitona, aspargos, palmito em conserva; Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas energéticas, sucos artificiais.

As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

Variação da pressão arterial é considerada normal
Normalmente ela é mais alta pela manhã e costuma ser mais baixa durante o sono.

A dor de cabeça induzia pela hipertensão arterial costuma ocorrer quando há elevações súbitas da pressão arterial, geralmente acima de 180/120 mmHg. A dor costuma atingir os dos lados da cabeça, de forma latejante.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

Alimentos para diminuir a pressão
A banana diminui a pressão alta pois é rica em potássio, que ajuda a melhorar a elasticidade dos vasos. Além dela, a semente de abóbora e a água de coco também possuem essa ação benéfica. Segundo a nutricionista funcional e esportiva Giovana Canno, alguns chás podem abaixar a pressão.

Existem outras opções de receitas ou remédio natural para pressão alta, como chá de cavalinha, chá de mangaba, chá de valeriana e o suco de mirtilo. Cada uma da sua maneira de preparo, facilidade de consumo e acessibilidade no valor também.

Para prevenir a hipertensão basicamente você deve adotar hábitos de vida saudáveis como:

  1. Praticar exercício físico regularmente;
  2. Alimentação saudável;
  3. Evitar fumar e ingerir bebida alcoólica;
  4. Controlar o estresse;
  5. Controlar doenças como diabetes e hipertireoidismo;
  6. Consumir mais fibras.

Hipertensão arterial: uma doença silenciosa
Na maioria das vezes, ela não causa sintomas. Em pouquíssimos casos pode haver dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, entre outros. Geralmente, que sente os sintomas, pode estar com o comprometimento elevado.