O que causa o câncer de pulmão?
O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.
Quem pode ter câncer de pulmão
Apesar de ser um tipo frequente de tumor e de causar muitas mortes, o câncer de pulmão é uma doença evitável: 90% dos casos estão associados ao tabaco. Costuma ser diagnosticado depois dos 50 anos em 90% dos casos, especialmente na faixa dos 60 aos 70 anos.
Como se manifesta o câncer de pulmão
Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são a tosse e o sangramento pelas vias respiratórias.
O que previne câncer de pulmão
Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
Quem não fuma pode ter câncer de pulmão
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão estão diretamente associados ao uso de tabaco. No entanto, tem se observado um número cada vez maior de pessoas não fumantes com a doença.
Quem tem câncer de pulmão sente dor
Dor no peito e falta de ar também podem ser sinais de câncer de pulmão. O câncer de pulmão tem alta prevalência no Brasil.
Quantos anos vive uma pessoa com câncer de pulmão
O tempo de sobrevida médio para a doença em estágio limitado é de 20 meses, com uma taxa de sobrevida em 5 anos de 20%. Os pacientes com CPCP em estágio extensivo têm prognóstico muito pior, com índice de sobrevida em 5 anos < 1%.
Onde começa o câncer de pulmão
Começa nas células secretoras de substâncias, como o muco. Este tipo de câncer de pulmão ocorre principalmente em fumantes ou ex-fumantes, mas também é o tipo mais comum de câncer de pulmão observado em não-tabagistas.
Como saber se o seu pulmão não está bem
Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.
- Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
- Tosse persistente. ...
- Sibilo ou chiado. ...
- Dor no peito. ...
- Tosse com sangue ou catarro. ...
- Cianose. ...
- Febre alta.
Como contrair câncer de pulmão
Além do tabagismo: veja outros fatores que podem causar câncer de pulmão
- Tabagismo passivo. ...
- Exposição a agentes químicos (amianto e arsênico) ...
- Exposição a metais pesados, como níquel e cromo. ...
- Fatores genéticos hereditários ou adquiridos (por exposição a agentes externos)
O que faz surgir o câncer
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.