O que pode causar câncer no cérebro?
Fatores de risco que levam ao aparecimento do câncer de cérebro. Exposição à radiação ionizante: As situações mais conhecidas são o uso de radioterapia para tratar tumores cerebrais, leucemia em crianças e acidentes nucleares. Em geral os tumores cerebrais surgem 10 a 15 anos após a exposição.
Como começa um câncer no cérebro
Como dito acima, o tumor cerebral se dá devido ao crescimento de células anormais nos tecidos cerebrais. Este crescimento anormal, com o passar do tempo, dependendo da região em que está localizado, causa a perda de funções neurológicas. Entre as perdas, as mais frequentes são: Perda de força.
O que acontece quando o câncer atinge o cérebro
Os primeiros sinais ou sintomas de que um paciente com câncer pode estar desenvolvendo um tumor no cérebro vêm da capacidade cognitiva. Dessa forma, problemas de memória, atenção ou perda frequente de raciocínio podem servir como um indicativo de alerta.
Quanto tempo demora para se desenvolver um tumor cerebral
O câncer de cérebro tem tempo de crescimento extremamente variável, podendo ser medido em dias ou até em anos. O que determina se terá comportamento agressivo ou crescimento lento é basicamente o tipo de tumor e seu grau de diferenciação.
Quando desconfiar de um tumor cerebral
As características sugestivas, mas não exclusivas, de tumor cerebral em um paciente com queixa de dor de cabeça são: Náuseas e vômitos (presente em cerca de 40% dos pacientes com tumor, mas também muito comum em pessoas com enxaqueca). Mudanças no padrão habitual da sua dor de cabeça.
Qual exame detecta câncer no cérebro
O melhor exame para visualizar os tumores cerebrais é a ressonância nuclear magnética do crânio. A tomografia computadorizada também pode ser útil, mas tem menor resolução do que a ressonância. É sempre necessário obter tecido da lesão suspeita através de biópsia ou da remoção cirúrgica da lesão.