Quando desconfiar de câncer nos ossos?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

A dor no osso afetado é o sintoma mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados determinados movimentos, como dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.

Os primeiros sinais de câncer nos ossos são dores fortes e intensas em determinadas partes do corpo e alteração da área afetada com aumento de volume e percepção de alguma deformidade. Além disso, podem surgir fraturas ocasionadas pelo enfraquecimento dos ossos, chamadas de fraturas patológicas.

Um dos marcadores tumorais mais comumente usados para câncer nos ossos é a fosfatase alcalina (ALP). A ALP é uma enzima produzida pelas células ósseas e, quando há um crescimento anormal do tecido ósseo, como no caso de um tumor, os níveis de ALP no sangue podem se elevar.

  • Dor nas costas, peito, cabeça, ossos ou articulações;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dormência ou fraqueza em qualquer parte corpo;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas, vômitos ou perda de peso;
  • Convulsões.

Sintomas de tumores ósseos metastáticos
A dor pode ser intensa. A dor pode ocorrer em repouso ou durante a noite e tende a se agravar progressivamente. Tumores cancerosos enfraquecem os ossos gradualmente. A fraqueza facilita a ocorrência de fraturas ósseas durante atividades de rotina (fratura patológica).

Dor no osso afetado é a queixa mais frequente dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa à noite ou quando se realiza determinados movimentos, por exemplo, dor nas pernas ao caminhar. Inchaço. O inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato.

A dor nos ossos, muitas vezes confundida com dor nas articulações ou com a dor muscular, se origina no tecido ósseo e pode afetar seriamente a qualidade de vida das pessoas por conta de sua intensidade e a dificuldade de mover as partes afetadas por essa dor.

Muitas vezes, os sintomas apresentados por um paciente, o exame físico, os exames de imagem e os exames de sangue podem sugerir a presença de um tumor ósseo. Mas na maioria dos casos, os médicos precisam confirmar esta suspeita realizando uma biópsia.

Quando o câncer nos ossos é diagnosticado precocemente, as chances de cura e sucesso do tratamento são maiores. Porém, quando o tumor atinge estágios mais avançados, tende a se disseminar para outros órgãos do organismo, como o pulmão, dificultando o tratamento.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.