O que causa infecção urinária?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Fatores que acarretam a infecção urinária

  1. pouca ingestão de água.
  2. poucas idas ao banheiro para urinar.
  3. má higienização após evacuar.
  4. má higienização após urinar.
  5. má higienização após relações sexuais.
  6. alterações no hábito intestinal como diarreia ou constipação.
  7. infecções vaginais (vulvovaginites)
  8. stress.

Como prevenir infecção urinária

  1. Beba muita água. Uma das principais dicas para prevenir a infecção urinária é aquela recomendação de sempre dos médicos: beber muita água. ...
  2. Cuidado com a higiene pessoal. A higiene faz toda a diferença quando o assunto é saúde íntima. ...
  3. Não segure a urina. ...
  4. Atenção às roupas íntimas.

A infeção urinária, habitualmente, tem origem em bactérias e o tratamento baseia-se nos antibióticos. Outros medicamentos que se associam frequentemente aos antibióticos são os anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno) ou os analgésicos para aliviar a dor e desconforto.

O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Os melhores chás para infecção urinária são os de urtiga, pariparoba, erva-de-bicho, java, cavalinha, camomila, cabelo de milho e folha de abacate.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Os antibióticos mais indicados para tratar uma infecção urinária são: Nitrofurantoína (Macrodantina): a dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias.

Conheça 6 dicas de remédios naturais para a infecção urinária:

  • Cranberry (Vaccinium macrocarpon) ...
  • Pycnogenol (Pinus pinaster) ...
  • Probióticos. ...
  • Vitaminas. ...
  • D-manose. ...
  • Extrato de própolis verde.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Os sintomas dependem do local onde a bactéria se instala. Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos.

O exame de urina é utilizado para identificar infecções do trato urinário, doenças renais e doenças sistêmicas. Quando são identificadas alterações, outros exames complementares de diagnóstico podem ser solicitados, a fim de descobrir a origem do problema.

Quais são os sintomas de infecção urinária?

  • dor ao urinar;
  • febre;
  • cheiro forte na urina;
  • vontade constante de urinar e.
  • secreção da uretra, sendo mais comum nos homens.