O que causa excesso de alho no organismo?

Perguntado por: ucalixto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quais são os possíveis efeitos colaterais do alho? O único efeito adverso do alho é o cheiro de alho no hálito, no corpo e no leite materno. Todavia, o consumo de grandes quantidades de alho pode provocar náuseas e ardor na boca, no esôfago e no estômago.

- Além desse efeito anti-hipertensivo, o alho possui uma ação antiagregante plaquetária, então, pessoas que têm algum distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia, ou tomam medicamentos popularmente conhecidos por “afinar o sangue”, como aspirina, devem evitar o consumo do alho - indica o médico nutrólogo.

Comer alho cru todos os dias pode prejudicar os rins? Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Estudos recentes indicam ainda que, ao consumir quatro dentes de alho por dia, podemos evitar várias doenças. Mesmo sem conhecer os seus componentes, os gregos já usavam este bulbo devido às suas propriedades medicinais.

Para quem não tem problemas, o alho pode até ajudar na digestão, já que ele atua prevenindo inflamações estomacais e intestinais, conseguindo, inclusive, eliminar as bactérias maléficas do organismo. Um truque para melhor digestão do vegetal é retirar aquele brotinho interno antes do consumo.

O alho possui alicina na sua composição que tem ação antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos, reduzindo assim o risco de acumular gordura no fígado e, por isso, é uma ótima opção de alimento bom para o fígado.

Alho: é fonte de vitamina C e um ótimo antioxidante. No alho, encontramos o magnésio que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

A atividade antimicrobiana do alho é reduzida com sua fervura, pois a alicina praticamente desaparece durante o processamento térmico. O alho ainda tem se mostrado ser capaz de combater a bactéria Helicobacter pylory, a maior causa de dispepsia, câncer gástrico e também de úlceras gástricas e duodenais.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

O consumo regular de alho ajudará a manter a flora sob controle. Além disso, o alho também inibe o crescimento de bactérias e outros micróbios. Certifique-se de incluí-lo em sua dieta se você se deparar com fatores que podem provocar candidíase: uma mudança na dieta, uma mudança de clima, uma situação estressante.

Efeitos colaterais e contraindicações
Além disso, o consumo de alho cru como remédio natural está contraindicado para recém nascidos, durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e uso de remédios para afinar o sangue.

Como já foi explicado, o principal benefício de comer alho em jejum é seu poder desintoxicante, portanto agora já podemos começar a adotar o bom hábito de comer alho cru todos os dias em jejum para depurar nosso organismo. Alguns sugerem comer até dois alhos crus, mas isso não é uma regra.

Não há evidências que o Alho influencie na taxa de gordura corporal de alguma forma específica. Esta planta não possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar.