O que causa candidiase?

Perguntado por: agomes4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 19 votos

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) e é muito comum, acometendo mais de 2 milhões de pessoas no Brasil todos os anos. A condição pode causar sintomas característicos que necessitam de diagnóstico para o direcionamento adequado do tratamento a ser seguido.

Geralmente, a candidíase está associada à queda da imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, diabetes, alergias e ao HPV (papiloma vírus). Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais.

Em adultos e idosos, a candidíase oral pode ser transmitida de pessoa para pessoa, também por meio do beijo, contato sexual e compartilhamento de utensílios e objetos contaminados.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias. Em relação aos tratamentos por via vaginal, o leque de opções é bem maior.

A candidíase é uma micose da vagina extremamente comum: quase todas as mulheres terão pelo menos uma vez durante a vida. Na maioria das vezes, é causada pela Candida albicans, fungo que está presente em cerca de 20% das mulheres como parte normal dos microorganismos da flora vaginal.

dor durante a relação sexual; vermelhidão na área da vagina; corrimento vaginal branco e espesso.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Por mais que a candidíase não seja uma doença sexualmente transmissível, não é recomendado transar durante o período agudo da enfermidade. “Toda vez que a mucosa vaginal ou vulvar está inflamada, ela aumenta riscos para outras infecções virais, como HPV, herpes, HIV, hepatite, entre outras”, conta o especialista.

A alimentação tem grande importância nos quadros de candidíase e figura entre os fatores que colaboram para a ocorrência da doença. Fungos necessitam de acidez para que se reproduzam, portanto, proteínas animais, gorduras e carboidratos simples, alimentos que podem deixar o organismo mais ácido, devem ser evitados.

Candidíase masculina
As infecções causadas por fungos podem até parecer que só acontecem nas mulheres e os dados fortalecem isso: 3 em cada 4 mulheres* terão alguma infecção pelo menos uma vez na vida! Mas e nos homens? A candidíase masculina é real e eles também podem contrair!

A vaginose bacteriana (VB), ou simplesmente vaginose, e a candidíase podem até dar uma ideia de que são iguais, pois ambas tem origem no desequilíbrio do pH e flora vaginal.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

"Deve-se, então, tratar o processo de repetição da candidíase, com mudanças de hábito importantes, como evitar o abafamento da região genital, usar calcinhas de algodão e dormir sem roupa íntima, além de secar muito bem a vulva depois do banho", explica ele.