O que causa a pessoa ficar gelada?

Perguntado por: ncordoba . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Segundo o médico, extremidades frias podem ser indicadores de que a temperatura corporal está alterada por o sangue não está circulando de maneira adequada e chegando a todos os lugares onde deveria chegar.

Hipotermia é uma condição em que o corpo apresenta temperatura central igual ou inferior a 35 ºC. A temperatura central é a do coração, pulmão, cérebro e órgãos esplâncnicos, e ela permanece em torno de 36,6 ºC a 37,6 ºC em condições normais.

Para isso, é necessário agasalhar-se adequadamente e se houver contato com a água gelada, é necessário tirar a roupa úmida ou molhada, enrolar-se em cobertor e abraçar uma pessoa que esteja com a temperatura normal, já que contato físico também aquece.

Extremidades mais frias no organismo podem manifestar-se em decorrência de estresse, cigarro, má circulação, anemia, aterosclerose, pressão alta, hipotireoidismo, má circulação e doenças autoimunes reumáticas, como a esclerodermia, explica o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade ...

A aterosclerose é uma doença caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos arteriais provocando seu entupimento, o que leva a deficiência na circulação sanguínea, particularmente nas partes mais extremas do corpo, como as mãos. Assim, estas se tornam mais frias.

Segundo Figueiredo, algumas pessoas, mesmo sem sentir calor demais, apresentam um quadro excessivo de suor – a hiperidrose –, que pode estar associado a momentos de ansiedade e alta carga de estresse: "Em alguns casos, apenas o tratamento cirúrgico (simpatectomia) pode surtir efeito, porém, um médico precisa ser ...

Falta de ferro ou vitaminas B. Tanto o ferro como a vitamina B têm um papel importante na capacidade do corpo em regular a temperatura. E, na verdade, deficiências de ferro são, normalmente, as razões mais comuns para se estar constantemente com frio.

A hipotermia pode ser causada por diferentes fatores, como: baixas temperaturas; alguns tipos de medicamento, como sedativos e anestésicos; distúrbios nutricionais, como desnutrição grave; e.

O que causa a hipotermia
Se está muito tempo no exterior e a temperatura ambiental é muito baixa e/ou não se está vestido de forma adequada a essa temperatura; Se tomam banhos prolongados de água fria ou, por qualquer razão, o corpo está exposto a água fria, gelo ou neve durante períodos prolongados.

Outra questão é que alguns medicamentos, como antidepressivos, antipsicóticos e sedativos, podem mudar a capacidade do corpo de regular a temperatura e levar à hipotermia.

A sensação de pés gelados ocorre porque quando estamos com frio, o sistema nervoso reage restringindo a circulação nas extremidades, mantendo o aquecimento dos órgãos internos. Isso mantém mais sangue no meio do corpo, de modo que menos calor é perdido. Essa é uma reação de auto regulação comum no organismo.

Os pés costumam ser uma das primeiras regiões do corpo de crianças e adultos a esfriar no inverno porque, como em todas as nossas extremidades, os vasos (artérias e veias) são mais finos e tendem a ter reações diante de baixas temperaturas.

Movimente-se! Além dos acessórios e sapatos ideais, manter-se em movimento é uma boa forma de evitar os pés gelados. A prática de exercícios aumenta a circulação sanguínea nas extremidades do corpo, deixando seus pés e mãos com uma temperatura mais elevada.

Em épocas mais geladas do ano, é comum que os nossos pés fiquem mais frios, pois a condição climática provoca essa situação. No entanto, há casos em que as pessoas permanecem com os pés gelados mesmo em períodos mais quentes e com o uso de meias e cobertas.