O que causa a fimose no homem?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

As principais causas da fimose são assaduras e cicatrizes que retraem a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito. Falta de higiene adequada também pode ser responsável pela incidência de inflamações ou infecções que estreitam a abertura do prepúcio.

A fimose é um assunto extremamente comum dentro da saúde urológica masculina. Sua característica principal é a presença do excesso de pele prepucial impedindo que o indivíduo consiga expor a glande de seu pênis para fora causando dor e fissuras nesta pele, comprometendo muito a vida sexual e higiene local.

“Com o crescimento, a pele tende a descolar. Mas, quando existe um estreitamento da pele, chamado de anel fimótico, a glande não fica exposta e cria-se a fimose.” O problema é que, se mantida, a condição aumenta o risco de doenças como o câncer de pênis.

Além disso, na fase adulta a fimose também interfere na vida sexual do homem, pois o pênis tende a retrair a pele e colocar a glande para fora quando fica ereto e a fimose impede isso, tornando mais difícil manter uma ereção ou até sentir prazer durante o ato sexual.

As principais causas da fimose são assaduras e cicatrizes que retraem a pele, deixando o anel do prepúcio mais estreito. Falta de higiene adequada também pode ser responsável pela incidência de inflamações ou infecções que estreitam a abertura do prepúcio.

Isso ocorre em todos os homens, porém alguns podem apresentar excesso dessa pele. Quando essa pele excessiva impede de expor a glande, ou a cabeça do pênis, chama-se fimose. Essa condição é comum nos bebês do sexo masculino e, normalmente, costuma desaparecer com o passar do tempo.

Normalmente, nós esperamos até por volta dos 2 anos e meio a abertura completa do prepúcio. A partir desse momento em que não há a abertura do prepúcio, fica caracterizada a fimose”, explica o especialista em urologia pediátrica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Edson Salvador.

Devem fazê-lo até onde conseguirem sem nunca forçar! É frequente notarem um aperto a toda a volta, o chamado anel prepucial. Forçar a passagem deste anel pode fazer sangrar a pele, magoando o menino e levando a uma cicatriz e ao desenvolvimento de uma fimose patológica.

Embora seja mais raro, a Fimose também pode acontecer em adolescentes entre 16 e 18 anos e nos adultos. Nesse artigo, explicaremos melhor os tipos de fimose e os graus de classificação da doença.

A cirurgia vai sim alterar inicialmente a sensibilidade. Na maioria das vezes deixando a glande mais sensível, tanto a estímulos dolorosos ou prazerosos.

Como a fimose é a impossibilidade de retração do prepúcio, a criança pode ter dificuldade para a correta higienização. Em alguns casos, quando ela é levada para a adolescência pode causar dores ou desconfortos no momento de urinar ou em casos em adultos, uma sensação dolorosa nas relações sexuais.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

O “mais preocupante” é quando a glande não consegue ir para fora, e o “mais leve” é quando você consegue colocar a glande para fora, mas é possível perceber que há ainda a formação de um “anel” em volta da região, causando um estreitamento.

Após 7 a 10 dias da realização do procedimento é possível que começam a perceber que alguns dos pontos ao redor da glande começam a se soltar ou simplesmente a desaparecer. Não precisam ficar preocupados, pois é assim mesmo!