O que causa a falta de metabolismo?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

A taxa metabólica varia de pessoa para pessoa, levando em conta alguns fatores como a genética, envelhecimento, hormônios e obesidade, por exemplo. Em pessoas saudáveis, o metabolismo lento pode estar relacionado a maus hábitos, como má alimentação, sono desregulado, beber pouca água e falta de exercícios físicos.

Má nutrição / dietas radicais frequentes: Pacientes que tendem a comer alimentos ricos em açúcares refinados e / ou gordura saturada, alimentos com baixo valor nutricional ou aqueles que fazem uma dieta calórica muito restritiva em uma base regular tendem a ter metabolismo mais lento.

Os principais sintomas que indicam um metabolismo lento são: Dificuldade em emagrecer e ganho rápido de peso: quando o metabolismo não está funcionando adequadamente o organismo passa a gastar menos energia. Com isso, as calorias que deveriam se transformar em energia para o corpo passam a ser acumuladas.

Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento.

Sedentarismo, alimentação inadequada, stress e falta de sono ainda são os principais fatores que dificultam a perda de peso.

Os medicamentos mais usados para emagrecer e que devem ser receitados pelo médico, são:

  1. Sibutramina. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.

Como acelerar o metabolismo naturalmente? Beber bastante água, reduzir consumo de alimentos gordurosos e ter uma boa noite de sono são alguns dos hábitos que você pode adotar para acelerar seu metabolismo e aumentar a queima de gordura corporal.

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.

Até 1 ano de idade, a queima de calorias está no auge, acelerando até alcançar uma taxa 50% acima da taxa de adulto. A partir daí, até os 20 anos o metabolismo desacelera gradualmente em cerca de 3% ao ano. Dos 20 aos 60 anos, ele se mantém estável.

Fatores como realização de atividades físicas, ingestão de água e mudanças na temperatura ambiente também podem causar alterações no metabolismo, assim como doenças relacionadas ao sistema endócrino. O hipotireoidismo, por exemplo, causa deficiência de hormônios e um ganho de peso devido à lentidão do metabolismo.