Quem tem hipoglicemia pode comer muito doce?

Perguntado por: rgouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Também beba com moderação. Ao comer doce em jejum ou no intervalo das refeições, ocorre uma subida muito rápida da glicemia. Isso desperta a insulina que, rapidamente, chega em grande quantidade para cuidar desse açúcar ingerido.

Uma colher de sobremesa é suficiente para experimentar os efeitos positivos contra a hipoglicemia. Além disso, são fonte de vitaminas e minerais que ajudam a manter o nosso organismo saudável.

É aconselhável limitar a ingestão de sucos de frutas na parte da manhã e manter os sucos que não possuem açúcar adicionado, pois estes podem fazer com que os níveis de açúcar no sangue se tornem instáveis.

Uma pessoa com diabetes pode comer doces e outros alimentos ricos em carboidratos, que são constituídos por açúcares, desde que sejam em pequenas quantidades.

Além da questão do ganho de peso e do risco do desenvolvimento de diabetes, outros sintomas podem surgir em decorrência do excesso de açúcar. A tontura, por exemplo, é um efeito colateral bastante comum em pessoas que têm o hábito de comer muito doce, mas recebe pouca atenção.

Aumentar a quantidade de exercícios sem orientação correta, ou sem ajuste correspondente na alimentação ou na medicação; pular refeições; comer menos do que o necessário; exagerar na medicação, acreditando que ela vai trazer um controle melhor; e ingestão de álcool são causas comuns de hipoglicemia.

Deverá ingerir 15 a 20 gramas de carboidratos de absorção rápida, como 1 colher das de sopa com açúcar ou mel, ou ½ lata de refrigerante comum, ou uma laranja, maçã ou pera, ou 3 balas de caramelo. Após a ingestão, aguardar 15 a 20 minutos para a resolução dos sintomas.

Suco de laranja ou Suco de uva integral
Duas outras fontes de carboidrato de rápida absorção são o suco de laranja ou o suco de uva integral. Você deve Tomar um copo de 150 ml. Comer a fruta não é a mesma coisa, já que ela possui fibras e o índice glicêmico é menor.

Dicas: como evitar a hipoglicemia
Opte por quantidades menores e mais refeições ao longo do dia. Faça uma refeição leve, mas com carboidratos, antes de dormir para evitar crises noturnas. Alimente-se antes e depois de atividades físicas – momento em que a demanda de energia no corpo aumenta.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

Para realizar o teste de glicose pós prandial, no laboratório, a equipe de coleta coloca um torniquete no braço da pessoa e irá retirar uma amostra de sangue venoso que será encaminhada para análise. O resultado normalmente é liberado no mesmo dia. O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl.

Sintomas do diabetes tipo 2:

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.