Quem tem hipoglicemia pode comer ovo?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

A composição da refeição que visa prevenção da hipoglicemia deve incluir fibras (como alimentos integrais, feijão ou leguminosas e verduras), proteína (carnes, ovos, queijo ou leite) e gorduras (como azeite e castanhas).

Algumas opções ideais de café da manhã incluem: Ovos cozidos e torradas de grãos inteiros.

Suco de laranja ou Suco de uva integral
Duas outras fontes de carboidrato de rápida absorção são o suco de laranja ou o suco de uva integral. Você deve Tomar um copo de 150 ml. Comer a fruta não é a mesma coisa, já que ela possui fibras e o índice glicêmico é menor.

Alimentos que não vão retirar o indivíduo do estado hipoglicêmico devem ser evitados a exemplo de frutas, carnes, leite e derivados”, destaca a professora. Nos casos em que a crise já estiver instaurada, Rute indica o que se deve fazer/comer para regular o açúcar no sangue.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

Suco de laranja
Tomar um copo de 150 ml da bebida ou mesmo de um suco de uva integral, que é concentrado, ajuda a aumentar os níveis de açúcar no sangue logo. Comer a fruta inteira não teria o mesmo efeito veloz --por conta das fibras e do índice glicêmico menor.

A hipoglicemia costuma ocorrer quando a pessoa se dedica intensamente a manter o valor da glicemia o mais próximo possível ao nível normal ou em pessoas que tomam insulina, mas não medem a glicemia o suficiente. A pessoa com diabetes que reduz o consumo de alimentos ou que apresenta doença renal crônica.

Quando é possível administrar algum alimento via oral, a forma correta de corrigir a hipoglicemia é com 15 gramas de carboidrato simples, o que é equivalente a uma colher de sopa de açúcar (que pode ser diluída em água), uma colher de sopa ou 3 sachês de mel (não é permitido para crianças menores de um ano), 150ml de ...

O tratamento da hipoglicemia deve ser realizado com 15 gramas de carboidrato simples, ou cerca de 0,3g de carboidratos por kg de peso para crianças. Após corrigir a glicemia, o paciente deve aguardar 15 minutos para verificar novamente a glicemia.

Deverá ingerir 15 a 20 gramas de carboidratos de absorção rápida, como 1 colher das de sopa com açúcar ou mel, ou ½ lata de refrigerante comum, ou uma laranja, maçã ou pera, ou 3 balas de caramelo. Após a ingestão, aguardar 15 a 20 minutos para a resolução dos sintomas.

Também é importante evitar alimentos e bebidas açucaradas, especialmente refrigerantes ricos em glicose ou sacarose. A prática de exercícios físicos regulares também pode ser benéfica para quem sofre dos sintomas.

Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Uma revisão publicada em 2017, publicada na revista Diabetes Research and Clinical Practice, traz que 50% dos casos de hipoglicemia severa ocorrem por conta da hipoglicemia noturna. Apesar de muitas vezes assintomático, alguns sintomas sentidos na manhã seguinte podem indicar que houve hipoglicemia noturna.