Quem tem hipoglicemia pode tomar café?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Cafeína reduz hipoglicémia nocturna | ALERT-ONLINE.COM - Brasil. O consumo de cafeína, em quantidades normais, ajuda a reduzir os episódios nocturnos em que os níveis de açúcar do sangue dos diabéticos diminuem anormalmente.

Alimentos que não vão retirar o indivíduo do estado hipoglicêmico devem ser evitados a exemplo de frutas, carnes, leite e derivados”, destaca a professora. Nos casos em que a crise já estiver instaurada, Rute indica o que se deve fazer/comer para regular o açúcar no sangue.

Quando é possível administrar algum alimento via oral, a forma correta de corrigir a hipoglicemia é com 15 gramas de carboidrato simples, o que é equivalente a uma colher de sopa de açúcar (que pode ser diluída em água), uma colher de sopa ou 3 sachês de mel (não é permitido para crianças menores de um ano), 150ml de ...

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também é um alimento eficiente nesse sentido, por ser fonte de proteína, mas poucas pessoas tem apetite para comer ovo a noite, não é?!

Aumentar a quantidade de exercícios sem orientação correta, ou sem ajuste correspondente na alimentação ou na medicação; pular refeições; comer menos do que o necessário; exagerar na medicação, acreditando que ela vai trazer um controle melhor; e ingestão de álcool são causas comuns de hipoglicemia.

Um carboidrato de rápida absorção é ideal para fazer o nível de açúcar no sangue subir, sendo o Mel um ótimo aliado. Por isso, tenha sempre Mel em sua casa e quando uma situação semelhante ocorrer, recorra a uma colher de sopa de mel.

Suco de laranja
Tomar um copo de 150 ml da bebida ou mesmo de um suco de uva integral, que é concentrado, ajuda a aumentar os níveis de açúcar no sangue logo. Comer a fruta inteira não teria o mesmo efeito veloz --por conta das fibras e do índice glicêmico menor.

Valores de referência de glicemia
Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Para uma melhora imediata, o ideal é optar por carboidratos de rápida absorção (açúcar, mel, suco de frutas e doces em geral). Para um efeito mais prolongado, pode-se optar por carboidratos de absorção mais lenta (arroz, batata inglesa e itens integrais).

Comer frutas e panquecas no café da manhã aumentará rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Pode não ser possível evitar o baixo nível de açúcar no sangue matinal quando os sintomas se devem a uma condição médica grave, e é por isso que é essencial abordar a condição subjacente.

Uma colher de sobremesa é suficiente para experimentar os efeitos positivos contra a hipoglicemia. Além disso, são fonte de vitaminas e minerais que ajudam a manter o nosso organismo saudável.

Uma revisão publicada em 2017, publicada na revista Diabetes Research and Clinical Practice, traz que 50% dos casos de hipoglicemia severa ocorrem por conta da hipoglicemia noturna. Apesar de muitas vezes assintomático, alguns sintomas sentidos na manhã seguinte podem indicar que houve hipoglicemia noturna.

Sintomas de glicose baixa
Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.