Qual é o metabolismo mais saudável?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Para quem deseja perder gordura, ter metabolismo ágil é muito melhor. Afinal, como dissemos, ter reações químicas e geração de energia acontecendo mais rapidamente, contribui para o emagrecimento.

Levemente ativo = 1.375 (exercício leve 1 a 3 dias por semana) Moderadamente ativo = 1.65 (exercício moderado, faz esportes 3 a 5 dias por semana) Altamente ativo = 1.725 (exercício pesado de 5 a 6 dias por semana) Extremamente ativo = 1.9 (exercício pesado diariamente e até 2 vezes por dia)

O metabolismo é um conjunto de processos químicos que atuam 24 horas por dia, 7 dias por semana. O organismo está o tempo todo convertendo nutrientes em energia para manter a respiração, o cérebro, o sangue circulando, enfim, para sobreviver tanto em movimento quanto em repouso.

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.

Os principais sintomas que indicam um metabolismo lento são: Dificuldade em emagrecer e ganho rápido de peso: quando o metabolismo não está funcionando adequadamente o organismo passa a gastar menos energia. Com isso, as calorias que deveriam se transformar em energia para o corpo passam a ser acumuladas.

Nas pessoas cujo metabolismo é considerado acelerado, esse gasto energético ocorre mais rapidamente, o que faz com os indivíduos tenham menor propensão ao acúmulo de gordura e ganho de peso.

Assim sendo, quem possui o metabolismo lento demonstra dificuldades em digerir alimentos, e isso faz com que o corpo leve bem mais tempo para receber os nutrientes necessários para manter o organismo ativo, e por isso demora mais também para transformar as calorias ingeridas em energia.

O metabolismo acelerado precisa de maior quantidade de calorias e, muitas vezes, estas calorias não são supridas através da alimentação, causando um aumento do cansaço e da fadiga.

Em geral, quem tem o metabolismo lento demora mais tempo para transformar as calorias em energia e, por conta disso, ganham peso mais facilmente. O metabolismo acelerado, por sua vez, faz com que a pessoa queime as calorias mais rapidamente, concentrando menos gorduras, de forma que fica mais difícil ganhar peso.

Má nutrição / dietas radicais frequentes: Pacientes que tendem a comer alimentos ricos em açúcares refinados e / ou gordura saturada, alimentos com baixo valor nutricional ou aqueles que fazem uma dieta calórica muito restritiva em uma base regular tendem a ter metabolismo mais lento.

De forma geral, pessoas que comem mais alimentos ricos em açúcares refinados e/ou gorduras saturadas, tendem a ter um metabolismo mais lento. O mesmo ocorre com pessoas com uma dieta rica em alimentos com baixo valor nutricional, ou ainda aqueles que estão em uma dieta calórica muito restritiva.

Refrigerantes, embutidos e carnes processadas: veja quais alimentos podem deixar o metabolismo lento.

Alterar o metabolismo é possível, embora seja um trabalho que deve ser desenvolvido ao longo do tempo. Os resultados não são imediatos e é conveniente ser constante. Escrito e verificado por el nutricionista Saúl Sánchez.

Os medicamentos mais usados para emagrecer e que devem ser receitados pelo médico, são:

  1. Sibutramina. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.