O que acontece se o PIB cair?

Perguntado por: imonteiro3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Queda no PIB: menor produção de bens e serviços. Menos serviços: se o PIB decresce, é comum também observar vertiginosa queda no setor de serviços. Aumento do desemprego: crescimento na demissão de trabalhadores que não se recolocam imediatamente, além do aumento da informalidade.

Com o PIB, podemos monitorar como está a economia de um país; se o PIB cresce, significa que o país produz mais; se cai, é sinal de que a economia encolheu.

Os dados do PIB do segundo trimestre de 2019 divulgados ontem ocultaram informações importantes: os gastos do governo caíram, as importações cresceram e as exportações diminuíram. (Eis um bom gráfico resumindo isso). Esses três fenômenos reduzem o valor do PIB.

PIB do Brasil cai 0,2% no 4º trimestre e fecha 2022 com crescimento de 2,9%

Quanto maior for o PIB, mais aquecida estará a economia nacional; já o indicador em queda é um sinal preocupante pois, dependendo do caso, o país pode entrar em uma recessão. Por isso, costuma-se dizer que o indicador funciona como um termômetro da economia de um país.

O crescimento do PIB está relacionado com a ascensão da economia. Quanto maior o PIB, maior é a renda de um determinado lugar, portanto, por vezes, o PIB está relacionado com a qualidade de vida. E se uma economia cresce, cresce também a oferta de trabalho, visto que houve aumento da demanda a ser atendida.

Quando o valor do PIB é elevado, significa que a economia local está se desenvolvendo; quando ele é baixo ou próximo a zero, significa que não houve crescimento no período; e quando ele é menor que zero, quer dizer que há um processo de recessão em curso.

Segundo a coordenadora do estudo, Juliana Trece, o recuo da atividade econômica brasileira no mês foi influenciado pelo fim dos principais meses de colheita da soja. Como o crescimento do PIB nos primeiros meses foi puxado pela produção do grão, o fim da colheita provocou um recuo no indicador em maio.

“Atualmente, temos uma série de entraves ao crescimento: educação de baixa qualidade, economia fechada, muita incerteza jurídica, baixa taxa de investimento e pouca atratividade para os investidores”, cita o economista da JBFO.

Um dos principais impactos é na renda das pessoas. O PIB alto, significa mais riqueza circulando, deste modo, há mais dinheiro nas mãos das pessoas, elas compram mais, as fábricas precisam contratar para atender a demanda, mais gente trabalhando, mais dinheiro circulando e assim a grande roda da economia gira.

O crescimento econômico da China caiu para seu segundo nível mais baixo em pelo menos 40 anos em 2022, pressionado pelos controles da covid-zero e colapso do mercado imobiliário, mas a atividade começou a se recuperar depois da suspensão das restrições que mantiveram milhões de pessoas em suas casas e provocaram ...

O PIB mensura a atividade econômica de uma região através de cálculos de oferta e demanda de bens e serviços. Por isso, PIB é um termômetro da economia como um todo. Isso significa que, quanto maior for o índice de um país, maior é a sua atividade econômica.

Em valores reais, o PIB no primeiro trimestre de 2023 totalizou R$ 2,6 trilhões. A taxa de investimento foi de 17,7% do PIB. Já a taxa de poupança foi de 18,1%, acima da taxa registrada no mesmo período de 2022 (17,4%).