O que acontece se misturar limão no leite?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

O lactobacilo come (fermenta) a lactose que vira ácido lático, que coalha a proteína do leite. Se você adicionar o limão no leite ou nas carnes o mesmo acontecerá. Desta forma, aquela proteína será pré-digerida, tornando-se um alimento mais leve, mais pronto para a digestão no estômago.

Aditivos ácidos
Muitos usam, para isso, “leitelho” (soro do leite), vinagre ou limão. Esses aditivos ácidos fazem com que a proteína presente no leite, conhecida como caseína, induza a produção de ácido lático, causando o coalho do leite.

Acontece que a proteína gosta de estar em temperatura ambiente e também gosta que um leite esteja em um pH neutro, próximo ao da água. Quando o leite tem muitas bactérias ele vai acidificando porque as bactérias produzem ácido lático, que como o nome diz, á ácido.

Se o leite talhar será considerado ácido, azedo, e não poderá ser carregado. O leite só fica ácido depois que sai da vaca. Geralmente, por causa da falta de higiene na hora da ordenha ou até por falhas no sistema de resfriamento.

natural e se transforma em ácido láctico azedando enquadrando leite esse coalho não deve ser consumido de jeito nenhum viu gente pois ele faz muito mal à saúde.

O limão tem uma grande quantidade de ácido cítrico e ácido málico, ambos de um sabor bem forte, e baixa quantidade de frutose, o açúcar natural das frutas. Por isso, tão azedo.

Coloque o leite em uma panela, leve até o fogo e deixe até que ferva. Depois de fervido, desligue o fogo e adicione as 5 colheres de vinagre branco (vai coalhar na hora). Espere um pouco até que a temperatura do leite coalhado esteja adequado para ser adicionado em uma peneirinha de plástico.

O pH do leite muda com o tempo. À medida que o leite azeda, torna-se mais ácido e portanto o pH fica mais baixo. Isso ocorre quando bactérias no leite convertem a lactose, que é um açúcar, em ácido láctico.

Se o leite tiver muitas bactérias ele vai acidificando, uma vez que elas produzem ácido lático. O aumento desse ácido abaixa o pH e torna o leite mais ácido e a acidez muito alta sozinha já é o suficiente para fazer o leite coagular.

Independentemente do tipo comprado — pasteurizado ou UHT —, a fervura em casa é desnecessária. Afinal, todos os micro-organismos potencialmente maléficos já foram eliminados do leite durante o processamento térmico na fábrica. “Em ambos os casos, o produto está seguro para o consumo”, informa a veterinária da Apta.

Isso pode ser atribuído ao alto suprimento desses nutrientes e substratos de ácidos graxos através de pastagens frescas, e uma alta entrega desses ácidos graxos à glândula mamária, o que aumenta suas concentrações finais no leite.