O que acontece se ficar 24 horas no celular?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular. Bebês menores que isso não devem nem chegar perto.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com supervisão e acompanhamento de um adulto responsável; entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

O que pode acontecer é o aparelho demorar mais para carregar se estiver fazendo tarefas mais pesadas, como assistir vídeos ou jogar. Segundo a especialista, a ciência indica oito horas de sono porque, em média, a maioria das pessoas descansa de fato após sete horas e meia ou oito horas e meia de sono.

Mas falando sério, os especialistas recomendam limitar o tempo de uso do celular a cerca de duas horas por dia, para evitar problemas de saúde física e mental, como a fadiga ocular, dor de cabeça, sedentarismo, problemas de sono e até mesmo a dependência tecnológica.

Índice:

  • Problemas de postura e coluna.
  • Tendinite.
  • Má qualidade de sono.
  • Ganho de peso.
  • Visão comprometida.
  • Alterações na estética do rosto.
  • Malefícios a saúde mental.

Celulares e radiação não ionizante
Em outras palavras, elas têm baixa frequência e baixa energia, e não causam danos ao organismo humano, como os raios-X. De acordo com o National Cancer Institute, "não há atualmente nenhuma evidência consistente de que a radiação não-ionizante aumente o risco de câncer em humanos.

Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

4 impactos negativos do excesso de telas
Com isso, há aumento de insônia, estresse, irritabilidade e cansaço durante o dia.

6 problemas que você terá se usar o celular por muito tempo

  1. Dores no pescoço. É comum o usuário inclinar o pescoço para baixo quando está mexendo no celular. ...
  2. Dores nas mãos. ...
  3. Dores no ombro. ...
  4. Dores no punho. ...
  5. Papada e rugas. ...
  6. Sono prejudicado. ...
  7. Fonte: Catraca Livre.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, sempre com supervisão de adultos; entre 6 e 10 anos: no máximo de 1 a 2 horas por dia, sempre com supervisão de responsáveis; entre 11 e 18 anos: limitar o tempo de telas (o que inclui os videogames) a 2-3 horas/dia, e nunca deixar “virar a noite” jogando.