O que acontece se eu tomar aciclovir todos os dias?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Entre os efeitos colaterais mais comuns do aciclovir por via oral podemos citar: dor de cabeça, tonturas, mal-estar, náuseas, vômitos e diarreia. Na forma tópica do aciclovir, os efeitos adversos são bem menos frequentes, principalmente nas formulações de 5%. O mais comum é coceira na região da aplicação.

Agitação, confusão, tremor, ataxia, disartria, alucinações, sintomas psicóticos, convulsões, sonolência, encefalopatia e coma. Estas reações são reversíveis, e geralmente relatadas por pacientes com distúrbios renais, ou com outros fatores predisponentes; Hepatite, icterícia; Insuficiência renal aguda, dor renal.

O medicamento costuma ter sua dosagem variável de acordo com a gravidade da herpes, porém, comumente é indicado um comprimido de Aciclovir cinco vezes ao dia, entre intervalos de 4 horas. Ele deve ser consumido pelo tempo de cinco dias, porém, pode ser estendido conforme a intensidade do problema.

Posologia aciclovir 200 mg Herpes simplex em adultos: um comprimido de 200 mg cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo-se a dose noturna. O tratamento deve continuar por cinco dias, mas deve ser estendido em infecções iniciais sérias.

O medicamento contém como substância ativa o fármaco aciclovir, um antiviral (age contra vírus) muito ativo contra o vírus do herpes simples (HSV), tipos 1 e 2, e o vírus da Varicela-zoster. Este medicamento atua bloqueando os mecanismos de multiplicação do vírus.

Assim como nos casos de herpes genital, o início precoce de aciclovir nos casos de infecção primária por herpes labial, ajuda a amenizar os sintomas e a encurtar o tempo de doença. A dose indicada é de 400 mg, 3 vezes por dia por via oral, por 7 a 10 dias.

A administração prolongada ou repetida de aciclovir em pacientes seriamente imunocomprometidos pode resultar na seleção de cepas de vírus com sensibilidade reduzida, que podem não responder ao tratamento contínuo com aciclovir.

LIMITE DE DOSE PARA ADULTOS: 20 mg por kg de peso por dia cada 8 h. IDOSOS: podem ser mais sensíveis aos efeitos do aciclovir sobre o sistema nervoso central. Herpes simplex em recém-natos até 3 meses de idade: 10 mg por kg de peso cada 8 horas, durante 10 dias.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

  • Dor de cabeça, tonteira;
  • Enjoos, vômito, diarreia e dores no abdômen;
  • Coceira e vermelhidão/protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol;
  • Sensação de cansaço, febre.

Supressão de Herpes simples em adultos imunocompetentes
Um comprimido de Aciclovir 200 mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas. Muitos pacientes podem ser convenientemente controlados com um regime de 400 mg, duas vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas.