O que acontece se eu não tomar o hormônio da tireoide?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sintomas: Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

O médico Antônio Chacras explica que o tratamento de hipo ou hipertireoidismo é simples, mas é para toda vida.

Responsáveis por regular o gasto energético e a temperatura corporal, esses hormônios atuam nas funções do fígado, rins, coração e cérebro, interferindo diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, peso, humor, memória, ciclo menstrual e fertilidade.

Os pacientes que possuem alteração da função da glândula tireoide mesmo sem terem passado por cirurgia precisam da reposição do hormônio.

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

Sintomas de hipertireoidismo

  • Excesso de apetite;
  • Facilidade em perder peso;
  • Insônia;
  • Queda de cabelos;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Agitação, nervosismo e ansiedade;
  • Fraqueza muscular.
  • Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide.

O uso é contínuo por até dois anos. Indicado quando as chances de controle com medicamento são baixas, os níveis de hormônio estão muito elevados ou há protuberâncias no pescoço. É a menos utilizada. Serve usualmente para pacientes graves, com inchaços grandes no pescoço ou com os hormônios bem desregulados.

Distúrbio na tireoide causa tontura? Em alguns casos sim, principalmente quando ocorre uma produção insuficiente de hormônios que regulam o organismo (hipotireoidismo). Além da tontura, essa deficiência também pode provocar outros sintomas como intestino preso e diminuição do apetite.

Problemas no funcionamento da glândula afetam órgãos importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins e ainda podem provocar alterações nos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória e até no humor.