Qual a diferença de tireoide e hipotireoidismo?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Quando a tireoide trabalha mais do que deveria, produzindo hormônios em excesso, ela ocasiona Hipertireoidismo. Em contrapartida, quando há uma produção de hormônios pela tireoide abaixo do normal, diz-se que a pessoa está com Hipotireoidismo.

O que é o hipertireoidismo
O hipertireoidismo (ou tireotoxicose) é uma doença caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios da tireóide. É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.

Não, o hipotireoidismo não emagrece, mas o hipertireoidismo sim pode levar à perda de peso. No hipertireoidismo é o contrário, os hormônios são produzidos em quantidades elevadas, podendo acelerar demais o metabolismo, gerando consequências para a saúde.

Tireoidites: o que são e quais as principais?

  1. Índice.
  2. A Tireoide.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hipertireoidismo.
  5. Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

O hipotireoidismo é uma hipoatividade da tireoide que resulta na produção inadequada dos hormônios tireoidianos e na redução das funções vitais do corpo. A face fica edemaciada, a voz rouca e a dicção lenta, as pálpebras caem e os olhos e face ficam inchados.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

O hipotireoidismo é uma condição que afeta o nosso metabolismo. Dessa forma, não conseguimos produzir os hormônios da tireoide em quantidades suficientes, o que é popularmente atribuído ao ganho de peso e dificuldade em emagrecer.

Portanto, não é correto afirmar que hipotireoidismo ou hipertireoidismo têm como consequência direta ganho ou perda de peso. Entenda: a tireoide sozinha não engorda e nem emagrece ninguém. São as disfunções na glândula, somadas a outros fatores, que podem resultar no aumento ou na perda de peso.

Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.