O que acontece depois da doação?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.

O processo desde a chegada ao banco de sangue até a liberação após a doação dura cerca de 40 min. Eventualmente, este tempo pode ser maior quando ocorre afluxo grande e simultâneo de doadores. Neste caso, você será informado ao chegar ao banco de sangue. A doação de plaquetas leva cerca de 90 minutos.

Conheça melhor as 5 etapas da doação de sangue:

  • 1ª - Cadastro do Doador. O processo de doação se inicia na recepção é realizado o cadastro do doador mediante a apresentação de documento oficial com foto.
  • 2ª - Triagem Hematológica. ...
  • 3ª - Triagem Clínica. ...
  • 4ª - Coleta de Sangue-Doação propriamente dita. ...
  • 5ª Lanche.

A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.

* Ter tido gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. * Casos de Covid-19: a pessoa deve aguardar 40 dias após o encerramento do isolamento.

Rodrigo Toscano de Brito [1] Em regra, o contrato de doação é irrevogável, de forma que não pode ser resilido unilateralmente.

Segundo a jurisprudência, não. Em regra, o contrato de doação é irrevogável, de forma que não pode ser rescindido unilateralmente. O instituto da doação é um instituto sério para as duas partes envolvidas. Portanto, não deve ser feita e/ou revogada ao prazer imediatista dos ânimos do doador e do donatário.

Veja lista de entidades beneficentes que retiram doações a...

  • EXÉRCITO DA SALVAÇÃO. A instituição internacional mantém no Brasil centros de educação infantil, abrigos para menores em situação de risco e para idosos, entre outras atividades. ...
  • BAZAR UNIBES. ...
  • LIGA SOLIDÁRIA.

Antes da doação você deverá passar por um processo de triagem que consiste em alguns exames e uma entrevista. Se você estiver com algum problema de saúde ou apresentando sintomas como perda de peso, manchas na pele, caroços pelo corpo ou ínguas, feridas na boca, diarréia ou febre, não doe sangue e procure um médico.

Critérios básicos para doação
São aceitos documentos digitais com foto. Pesar no mínimo 50 kg. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado.

No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar. Há dois tipos de doador: o primeiro é o doador vivo. Pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão.