Onde doar alimentos não perecíveis?

Perguntado por: lgarcia4 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Agora é possível doar alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e do Senac no Estado de São Paulo.

Água mineral - copo de 200 ml, garrafa de 510 ml e 1,5 L; Arroz - integral e arroz tipo 1; Azeite - vidro de 500 ml e individual sachê; Biscoitos de: Água, Maisena e Cream Cracker (porções individuais com 2 unidades);

São aqueles que duram muito tempo sem deterioração em temperatura ambiente. Em geral, são armazenados em armários. Alguns exemplos são o arroz, macarrão, milho, açúcar e café.

Banco de Alimentos

  • Banco de Alimentos.
  • Bom Prato Paulistano.
  • Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional.
  • Cidade Solidária.
  • Combate ao Desperdício de Alimentos.
  • Rede Cozinha Cidadã
  • Rede Cozinha Escola.

Faça sua doação para a ONG Banco de Alimentos e colabore com nosso trabalho no combate ao desperdício de alimentos. Hoje, através das 57 entidades sociais parceiras, ajudamos a complementar a refeição de mais de 25 mil pessoas de forma digna e nutritivas, em lugares onde muitos são esquecidos.

Desde 24 de junho de 2020, a Lei 14.016 autoriza os estabelecimentos que produzem ou fornecem alimentos (in natura, industrializados e refeições prontas) a doar o que não conseguiram vender e assim contribuir para reduzir o avanço da fome e da insegurança alimentar no Brasil, onde 33 milhões de pessoas não têm o que ...

Alimentos não perecíveis: confira a lista do que pode ser doado sem medo que estrague

  1. Arroz. O arroz é um dos cereais mais consumidos no mundo e não costuma faltar no cardápio dos brasileiros. ...
  2. Feijão. ...
  3. Macarrão. ...
  4. Açúcar. ...
  5. Sal. ...
  6. Farinha. ...
  7. Óleo de cozinha. ...
  8. Produtos enlatados.

Por esta razão, além de verificar a segurança higiênico sanitária destes alimentos que serão doados, é fundamental observar a sua qualidade nutricional, evitando a doação de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sal, gorduras ruins e aditi- vos químicos, que não são benéficos para a saúde. QUEM PODE DOAR?

Alimentos não perecíveis
São aqueles de consistência seca e que são facilmente armazenados, como milho, macarrão, soja, café, fubá, óleo, leite em pó, achocolatado, massas, açúcar, farinha, feijão, frutas secas, carne-seca e outros.

São exemplos de alimentos perecíveis aqueles de origem animal e vegetal que contêm muita água e não costumam durar mais que uma semana sob refrigeração, como vegetais frescos, leite e derivados, carnes, frutas, peixes, frutos do mar e ovos.

Quaisquer entidades, empresas públicas ou privadas e pessoas físicas poderão participar facilmente das iniciativas do Banco de Alimentos quer sejam como: Mantenedor: Atuando como mantenedora, sua empresa oferece ao Banco de Alimentos um aporte financeiro.

A doação de alimentos é uma prática que visa combater problemas sociais como a fome e a insegurança alimentar. Este tipo de doação pode ser realizada em larga escala, com o trabalho de instituições de cunho social, ou em pequena escala, com a doação de alimentos de pequenos grupos voluntários ou uma única pessoa.

Os alimentos não perecíveis (ou estáveis) são aqueles que têm maior prazo de validade e duração em relação aos outros alimentos. Um alimento não perecível é o alimento que, se tiver baixo teor de água e for corretamente armazenado, pode estar em boas condições para consumo por mais tempo.