O que se pode doar?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea pode ser feita em vida.

Tipos de doações

  • Doação Voluntária ou Espontânea: É feita por pessoas com objetivo de manter o estoque de sangue do Hemocentro. ...
  • Doação de Reposição: É a doação para um determinado paciente que já recebeu ou deverá receber a transfusão. ...
  • Doação Autóloga (auto doação): Realizada pelo paciente para o seu próprio uso.

A doação pode ser, tanto de órgãos (pâncreas, rins, fígado, coração e pulmão) quanto de tecidos (pele, córnea, ossos, cartilagem, válvula cardíaca, medula óssea e sangue do cordão umbilical). Algumas podem ser feitas em vida — como a doação de rim, medula óssea e parte do fígado.

Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica e em que sua família autorize a doação dos órgãos ou tecidos. Apenas algumas poucas doenças, como alguns tipos de câncer e o HIV impedem a doação. Para doar tecidos, além da morte encefálica o doador pode ter tido morte com coração parado.

O doador falecido por morte encefálica pode doar fígado, rins, pulmões, pâncreas, coração, intestino delgado e tecidos.

Por exemplo: doação de cesta básica, alimentos, roupas etc. 2 – Bens móveis de valor elevado: Essa doação pode ser realizada por meio de um contrato escrito público (registrado em cartório) ou particular. 3 – Bem imóvel de até 30 salários-mínimos: O contrato pode ser particular para ser validado.

Rh nulo: o “sangue dourado”
Se por um lado essa exclusividade pode soar “nobre” para alguns, na prática ele também pode ser considerado um risco: os portadores de Rh nulo podem doar sangue para pessoas de qualquer grupo sanguíneo, mas se precisarem de sangue, torna-se muito difícil obtê-lo.

Tatuagem tem novo prazo para doação sangue
Um desses critérios está relacionado aos desenhos que muitas pessoas fazem no corpo, como tatuagem e maquiagem definitiva, que antes tinha o prazo de 12 meses para se candidatar à doação sangue e agora passa a ser de 6 meses.

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

Trata-se de uma espera necessária para garantir que a doação seja segura tanto para quem doa quanto para quem irá receber. Uma dessas situações especiais é para quem tem tatuagens. Há quem acredite que pessoas tatuadas não podem ser doadoras. Não é verdade: ter uma tattoo não é um impeditivo.

A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea pode ser feita em vida.

Paciente cuja morte cerebral foi constatada segundo critérios definidos pela legislação do país e que não tenha sofrido parada cardiorrespiratória. O doador falecido nesta condição pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões.

Sem atividade no tronco cerebral, a vida humana podia ser considerada extinta. Mesmo na ausência de um tronco cerebral em funcionamento, o coração continua a repetir suas sístoles e diástoles, garantindo acesso de oxigênio ao resto do organismo para as atividades inerentes à vida vegetativa.