O que é uma breve descrição?

Perguntado por: asouzas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem.

Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

Para fazer uma descrição siga um roteiro de perguntas, as quais devem ser adaptadas para aquilo que você pretende descrever, por exemplo, um objeto ou um acontecimento. Na descrição de um objeto, pergunte-se: nome, como ele é? (forma, dimensão, peso, cor), para que é utilizado?

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa.

O resumo profissional é um pequeno texto no início do currículo com uma breve descrição de suas experiências e habilidades. O objetivo dele é mostrar seu perfil profissional ao recrutador, por isso personalize para a vaga.

Como escrever uma carta de apresentação?

  1. Comece com os seus dados pessoais;
  2. Coloque as informações de contato do recrutador;
  3. Diga qual vaga você pretende;
  4. Informe o recrutador da sua experiência profissional;
  5. Mencione a sua formação acadêmica;
  6. Compartilhe as suas conquistas;
  7. Explique os seus objetivos profissionais.

A descrição ocorre pela necessidade de explicar como são os seres, os objetos ou os lugares aos quais se faz referência. Descrever um ser, objeto ou lugar é apresentá-los por meio das palavras, de forma que quem não os conhece possa fazer uma ideia de como são.

A descrição é a tipologia textual cuja função é caracterizar seres e objetos. Ela é fundamental para a comunicação humana, pois é por meio das descrições que se definem ou se especificam os diversos elementos do mundo.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.

A construção de um texto descritivo exige, primeiramente, o objeto (pessoa, situação etc.) a ser descrito. Para uma boa descrição, é preciso estar atento aos detalhes e às sensações que devem ser direcionados ao leitor. Uma boa descrição é aquela que possibilita ao receptor criar uma imagem em sua mente.

As características da descrição são: o uso de adjetivos, locuções adjetivas e orações substantivas adjetivas; a predominância de tempos verbais no pretérito; o emprego de orações coordenadas justapostas; e a enumeração de elementos e a comparação entre eles.

A descrição de atividades é um documento que define as tarefas e responsabilidades de cada posição em uma empresa. É importante porque ajuda a estabelecer clareza e expectativas em relação às funções de cada colaborador, o que pode levar a uma maior produtividade e eficiência no trabalho.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).