O que doar para instituições?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Diversas instituições recebem doações de roupas, itens de higiene, alimentação e até dinheiro, que são depois distribuídos aos necessitados. Boa parte delas até recolhe as doações, basta ligar e agendar. Outras dispõem de pontos de coleta (veja lista abaixo). Mas, atenção!

Além da doação simples ou pura, outro modelo presente nas relações de captação de recursos no Terceiro setor é a doação modal ou com encargo.

Para cada fundo que você doar, terá de ser emitido um Darf. Portanto se você doar para quatro instituições, é preciso que você pague quatro Darfs, sendo uma para cada entidade. Caso você ainda tenha imposto a pagar do IR, você precisará ainda, pagar os Darfs referentes ao IR.

A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como rim, parte do fígado ou da medula óssea pode ser feita em vida.

Tipos de doações

  • Doação Voluntária ou Espontânea: É feita por pessoas com objetivo de manter o estoque de sangue do Hemocentro. ...
  • Doação de Reposição: É a doação para um determinado paciente que já recebeu ou deverá receber a transfusão. ...
  • Doação Autóloga (auto doação): Realizada pelo paciente para o seu próprio uso.

Tipos de doação
Doação condicional - é a que surte efeitos somente a partir da implementação de uma condição, ou seja, é a que depende de uma ação futura e incerta; Doação modal - é quando uma pessoa doa os recursos para que outra pessoa compre um determinado bem.

Mas quem financia as ONGs? Os recursos que mantêm uma organização da sociedade civil podem vir de diversas fontes – governo, pessoas físicas, empresas, fundações e institutos privados ou mesmo de geração direta de renda.

Como fazer uma doação para ONGs?

  1. Leia também: A tecnologia em prol da cultura de doação. Por conta disso, outras formas de doação para ONGs estão sendo cada vez mais popularizadas. ...
  2. Doação pela internet. ...
  3. Telemarketing. ...
  4. Doação direta. ...
  5. Abordagem na rua. ...
  6. Doação por Imposto de Renda. ...
  7. Nota Fiscal.

Basta agendar o serviço, levar a documentação necessária e na data marcada, comparecer ao tabelionato, de preferência, em companhia de um representante da instituição beneficiada (que irá receber a doação). Se o representante não puder estar presente, poderá aceitar a doação mais tarde.

Quais os 5 principais tipos de doação existentes?

  • 1- Doações em dinheiro. Quando falamos em donativos, a contribuição em dinheiro é um dos principais tipos de doação que nos vem à mente. ...
  • 2- Doação de tempo. ...
  • 3- Doação de sangue.

Para fazer a doação de um imóvel, é necessário fazer o registro em cartório para alterar a escritura. Esse processo tem taxas de valor muito variáveis. Ainda é preciso informar publicamente a doação quando o valor do imóvel transferido é superior a 30 vezes o salário mínimo vigente.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

Passar um tempo ouvindo as histórias dos idosos, participando de brincadeira com eles ou ajudando a organizar algum evento da instituição podem ser ótimas maneiras de investir o seu tempo. Você pode fazer ações semelhantes em outros tipos de instituições, como creches e abrigos para pessoas em situação de rua.