O que a nanociência estuda?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

A nanociência é de forma simples, o estudo de princípios fundamentais de moléculas e estruturas de dimensão ao menos entre um e cem nanômetros (RARTNER, 2002). Ou, em outras palavras, dimensões inferiores a um mícron.

A Nanotecnologia é uma área da ciência que estuda e explora materiais e sistemas de tamanho nanométrico. O nanômetro é uma unidade de medida que equivale a um bilhão de milionésimos de metro – é cerca de mil vezes menor do que o diâmetro de um fio de cabelo humano.

A nanotecnologia abre a possibilidade de manipular átomos e moléculas e já tem sido largamente empregada na fabricação de semicondutores e circuitos integrados (chips) – como computadores e telefones celulares -, e na confecção de dispositivos que incorporam a combinação de porções orgânicas e inorgânicas.

A nanotecnologia está presente em vários produtos do nosso cotidiano, como nos laptops, protetores solares, em calçados esportivos, telefones celulares, tecidos, cosméticos, automóveis e medicamentos, entre outros.

Como já foi dito a nanociência busca entender efeitos e influências nas proprieda- des dos materiais, e a nanotecnologia explora efeitos para criar estruturas, equipamentos e sistemas com novas propriedades e funcionalidades.

A nanotecnologia é uma prática da medicina moderna que envolve o uso e a manipulação da matéria em níveis moleculares e atômicos. Por meio de suas pesquisas, é possível melhorar ou descobrir tratamentos para uma série de doenças e condições de saúde.

Busca de Cursos
As engenharias que mais se aproximam da nanotecnologia são a Engenharia de Materiais e a Engenharia Química, não a Mecânica. No entanto, você também pode buscar uma pós-graduação depois de se formar engenheiro mecânico.

Alguns exemplos de como a nanotecnologia é utilizada na indústria têxtil incluem: Tratamento de tecidos: para criar tecidos com propriedades anti-bacterianas, anti-odores, resistentes a manchas, resistentes a água, e resistentes ao fogo, como adicionando nanopartículas de prata, dióxido de titânio, e sílica.

6 benefícios que as nanopartículas podem trazer para a humanidade

  • Entrega mais efetiva de medicamentos. ...
  • Melhoria na qualidade dos exames de imagem. ...
  • Cirurgias menos invasivas. ...
  • Despoluição de águas. ...
  • Melhoria na capacidade de conversão do CO2. ...
  • Menor uso de pesticidas na agricultura. ...
  • Negócio rentável.

O ponto inicial da nanotecnologia foi à palestra proferida por Richard Feynman em 1959, onde o mesmo propôs a manipulação de átomos e que o homem não necessitava meramente de aceitar os materiais da forma que a natureza provê, desde que as leis da natureza não sejam afetadas.

Por meio da nanotecnologia, cientistas têm conseguido desenvolver mais e melhores materiais e componentes. Por sua capacidade de criar materiais mais fortes, finos e duráveis, a nanotecnologia é usada em diversos setores da indústria e da tecnologia, e em estudos da física, química, biologia e medicina.

Apesar das vantagens, a nanobiotecnologia pode trazer riscos ao ser humano se produzida sem controle. Pois, dependendo do diâmetro das nanoestruturas e do material de que estas são formadas, elas podem se acumular em diferentes órgãos causando danos no tecido ao redor e podem até se acumular no cérebro.

Controla a umidade e prolonga o efeito brilho espelhado. Modo de uso: Após lavar e aplicar o tratamento, borrife o Ativo Ionizado nos fios com auxílio do laser a jato, ou apenas borrife por cima do tratamento. Enxágue e finalize como desejar, Faça uma escova ou deixe secar naturalmente.