Quais as aplicações da nanotecnologia no dia a dia?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Em que setores a nanotecnologia pode ser aplicada? A nanotecnologia está presente em vários produtos do nosso cotidiano, como nos laptops, protetores solares, em calçados esportivos, telefones celulares, tecidos, cosméticos, automóveis e medicamentos, entre outros.

EXEMPLOS E APLICAÇÕES DA NANOTECNOLOGIA

  • Eletrônica. Os nanotubos de carbono estão a ponto de substituir o silício como material para fabricar microchips e dispositivos menores, rápidos e eficientes, assim como nanofios quânticos mais leves, condutores e resistentes. ...
  • Energia. ...
  • Biomedicina. ...
  • Meio ambiente. ...
  • Alimentação. ...
  • Têxtil.

Por meio da nanotecnologia, cientistas têm conseguido desenvolver mais e melhores materiais e componentes. Por sua capacidade de criar materiais mais fortes, finos e duráveis, a nanotecnologia é usada em diversos setores da indústria e da tecnologia, e em estudos da física, química, biologia e medicina.

Nanotecnologia é o estudo e entendimento do controle e manipulação de materiais em escala nanométrica, trabalhando diretamente com átomos e moléculas. Ela é empregada em diversos setores, como Medicina, Eletrônica, Ciência de Materiais, Engenharia e Tecnologia da Informação, um dos mais beneficiados por ela.

Estas são algumas das categorias onde frequentemente podemos encontrar produtos melhorados pela nanotecnologia:

  • Eletrónica e painéis solares.
  • Produtos cosméticos.
  • Tintas e tintas de impressão.
  • Equipamento desportivo.
  • Têxteis.
  • Produtos farmacêuticos.

Controla a umidade e prolonga o efeito brilho espelhado. Modo de uso: Após lavar e aplicar o tratamento, borrife o Ativo Ionizado nos fios com auxílio do laser a jato, ou apenas borrife por cima do tratamento. Enxágue e finalize como desejar, Faça uma escova ou deixe secar naturalmente.

Sistema de entrega de fármacos
Porém, a nanotecnologia vem contribuindo para que aconteça uma liberação controlada dos princípios ativos. Com isso, o medicamento é levado diretamente para seu tecido alvo, o que minimiza a influência em outras células.

Na saúde, a nanotecnologia tem otimizado os diagnósticos, a produção de vacinas, a detecção de marcadores biológicos e formas de tratamento capazes de alterar o percurso de uma doença. A nano medicina pode ser uma alternativa para tratar doenças como diabetes, cardiovasculares, neurológicas e até mesmo o câncer.

A nanotecnologia abre a possibilidade de manipular átomos e moléculas e já tem sido largamente empregada na fabricação de semicondutores e circuitos integrados (chips) – como computadores e telefones celulares -, e na confecção de dispositivos que incorporam a combinação de porções orgânicas e inorgânicas.

A nanotecnologia não apenas poderá melhorar o desempenho humano, como poderá trazer o desenvolvimento sustentável de materiais, água, energia e alimentos e nos proteger contra bactérias e vírus desconhecidos. O mercado de produtos nanotecnológicos movimenta cerca de US$ 350 bilhões.

A nanotecnologia aplicada à cosmética refere-se à utilização de pequenas partículas contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos do produto.

Na natação, por exemplo, essa inovação tecnológica tem colaborado para reduzir o atrito dos atletas com a água e, ao mesmo tempo, proporcionar um nível de conforto mais elevado. Além disso, temos o caso das raquetes de tênis: construídas à base de nanomateriais, elas estão cada vez mais leves e precisas nas rebatidas.

O engenheiro de nanotecnologia é o profissional responsável por utilizar os recursos nanotecnológicos para a elaboração de sistemas com alta complexidade. Nesse sentido, materiais em escala de átomos são utilizados pelo engenheiro para fins relacionados à energia e estruturas tecnológicas.

Existem produtos no mercado com nanomateriais capazes de efetuar funções com primazia, como os cremes dentais e enxaguantes bucais com nanopartículas de apatita, um mineral do grupo dos fosfatos. Eles conseguem retirar mais facilmente a placa bacteriana dos dentes e efetuar a remineralização.

A nanociência permite desenvolver novos materiais em escala nanométrica para a indústria. O impacto desse conhecimento no mercado profissional está impulsionando diversos setores da economia, como energia, construção civil, química, agronegócio, produção mineral, biomedicina, eletroeletrônica, entre outros.

Deste modo, a indústria aposta cada vez mais alto em Nanotecnologia/Nanociência em produtos como shampoos, condicionadores, cremes anti-rugas, pasta de dente, clareadores faciais, sabonetes, esmaltes, perfumes, cremes hidratantes, espumas de barbear, tônicos faciais etc.