Quando surgiu a nanotecnologia no Brasil?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

No Brasil, o primeiro edital específico sobre nanociência e nanotecnologia foi lançado em 2001 e incitou a formação de quatro Redes Cooperativas de Pesquisa: Materiais Nanoestruturados, sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFTGS); Nanotecnologia Molecular e de Interfaces sediada na Universidade Federal ...

A nanotecnologia abre a possibilidade de manipular átomos e moléculas e já tem sido largamente empregada na fabricação de semicondutores e circuitos integrados (chips) – como computadores e telefones celulares -, e na confecção de dispositivos que incorporam a combinação de porções orgânicas e inorgânicas.

O ponto inicial da nanotecnologia foi à palestra proferida por Richard Feynman em 1959, onde o mesmo propôs a manipulação de átomos e que o homem não necessitava meramente de aceitar os materiais da forma que a natureza provê, desde que as leis da natureza não sejam afetadas.

Quem inventou: A referência mais comum é a de uma apresentação para a Sociedade Americana de Física em que o americano Richard Feynman chamou a atenção dos cientistas para que pensassem na manipulação controlada dos átomos e moléculas.

Apesar do conceito ter aparecido bem antes, o termo nanotecnologia só surgiu em 1974, quando o pesquisador japonês Norio Taniguchi (1912-1999) publicou um artigo que abordava o processo de combinação e separação de átomos e moléculas.

A nanotecnologia está presente em vários produtos do nosso cotidiano, como nos laptops, protetores solares, em calçados esportivos, telefones celulares, tecidos, cosméticos, automóveis e medicamentos, entre outros.

Richard Feynman

O marco fundador da área teria sido a palestra proferida, ainda em 1959, pelo famoso físico norte-americano Richard Feynman (1918-1988), 'Há muito espaço lá embaixo' – voltaremos ao assunto. Já a palavra nanotecnologia foi cunhada, em 1974, pelo pesquisador japonês Norio Taniguchi (1912-1999).

Na saúde, a nanotecnologia tem otimizado os diagnósticos, a produção de vacinas, a detecção de marcadores biológicos e formas de tratamento capazes de alterar o percurso de uma doença. A nano medicina pode ser uma alternativa para tratar doenças como diabetes, cardiovasculares, neurológicas e até mesmo o câncer.

Essas áreas tem como principio básico a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos, onde o objetivo principal não é chegar a um controle individual dos átomos, mas elaborar, através de seu uso, estruturas estáveis.

A palavra tem relação com a maneira de se criar materiais na escala nanométrica – dis- se Rita. Podemos descrever de uma maneira geral que nanotecnologia é a destreza de manipular estruturas em escala nanométrica com o objetivo de desenvolver materiais com proprieda- des melhoradas ou totalmente novas.

Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o Microscópio eletrônico de varredura (MEV) e o Microscópio de varredura por Tunelamento (STM), que permite a observação de átomos e moléculas ao nível atômico.

Graças à nanotecnologia, a criação de várias ferramentas de escala nanométrica serão criadas para o auxílio dos médicos nos diversos tipos de operações e cirurgias. São alguns exemplos destas novas ferramentas as nanopartículas e os nanotubos.

Apesar das vantagens, a nanobiotecnologia pode trazer riscos ao ser humano se produzida sem controle. Pois, dependendo do diâmetro das nanoestruturas e do material de que estas são formadas, elas podem se acumular em diferentes órgãos causando danos no tecido ao redor e podem até se acumular no cérebro.

Um dos princípios básicos da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. O objetivo é elaborar estruturas estáveis e melhores do que se estivessem em sua forma "normal". Isso porque os elementos se comportam de maneira diferente em nanoescala.

Na década de 80, a descoberta de estruturas com 60 átomos de carbono que apresentam cerca de 1 nanômetro de diâmetro, denominados de fulerenos, foram um grande início da era da nanotecnologia.