O que a locução verbal tem gerado?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Na frase "Alguns pontos têm gerado instabilidade econômica no país." a locução "têm gerado" expressa uma ação presente e constante. "têm gerado", como usada na frase acima significa que algo está gerando uma situação no momento presente. Ou seja, está acontecendo neste momento, ainda não é um fato concluído.

Uma locução verbal se compõe de dois ou mais verbos (ex.: tenho estado fazendo). Na locução verbal composta de dois verbos, o primeiro deles é considerado um verbo auxiliar (ser, estar, ter e haver) ou modal (poder, querer, precisar, dever, etc.). O segundo verbo da locução é considerado o verbo principal.

Subjuntivo, Imperativo e Formas Nominais dos auxiliares.

Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, um auxiliar e outro principal, este último em forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Cabe lembrar que os verbos auxiliares são total ou parcialmente desprovidos de sentido próprio.

Uma locução verbal é uma expressão formada de verbo auxiliar + verbo principal, que funciona como se fosse um só verbo. Exs.: tenho escrito, hei-de escrever, estou a ler, estou lendo, estou para ler, ser feito, etc.

Ocorre uma locução verbal quando dois verbos aparecem juntos na frase, desempenhando o papel de um único verbo, ou seja, transmitindo apenas uma ação verbal. As locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar mais um verbo principal.

Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, sempre é empregado em uma das formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Exemplos: Nenhuma pessoa poderá sair após o fechamento dos portões. Está havendo uma revolução silenciosa.

Expressam finalidade: para que, a fim de que. Expressam proporcionalidade: à medida que, ao passo que, à proporção que, quanto mais/menos, tanto mais/menos. Expressam ideia de tempo: antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que.

O núcleo da oração é o verbo ou a locução verbal (podendo estar expressos ou ocultos). O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

Complemento verbal
Quando desprovido de preposição, o complemento é um objeto direto e o verbo é classificado como transitivo direto. Já quando o complemento pede preposição, é denominado de objeto indireto e o verbo é transitivo indireto. Quando um mesmo verbo pede um objeto direto e um indireto, ele é bitransitivo.

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.