O que a falta de uma mãe faz?

Perguntado por: acamilo8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Ela faz falta para tudo; para conversar, para apoiar, para amar. Ela é nosso pilar, e é seu carinho que nos mantém no caminho certo ao longo da vida. Por isso quando uma mãe parte para outro mundo, uma parte de nós vai também e jamais voltamos a sorrir do mesmo jeito.

A ausência materna sendo ela por morte ou não, deixa marcas, pois mexe com o sentimento de não ter por perto a pessoa mais importante da sua história. Afinal, a vida veio através da mãe e a ausência dela gera medos, inseguranças, carências, além de outras dificuldades na vida pessoal e profissional.

Estudo comprova que o amor, o afeto e o apoio emocional materno promove o aumento cerebral e o equilíbrio emocional, enquanto a falta dele pode ter sequelas mentais graves para toda a vida.

Quando perdemos a nossa mãe, perdemos o nosso maior vínculo com a vida e temos que descobrir em nós essa conexão com a vida. E aí os ensinamentos, os valores, as referências são fundamentais para a afirmação da nossa própria voz. Passamos por um processo de amadurecimento e fortalecimento interior.

Afinal, como se lida com o falecimento da mãe?

  1. Procure estar cercado de quem lhe faz bem. ...
  2. Vá a grupos de apoio. ...
  3. Procure se cercar de boas lembranças. ...
  4. Entenda as fases do luto. ...
  5. Reserve um tempo para homenageá-la. ...
  6. Está tudo bem chorar.

A síndrome de Munchausen, também conhecida como transtorno factício, se manifesta quando a pessoa tem uma tendência a falsificar, exagerar e mentir sobre sintomas e distúrbios físicos, mentais e cognitivos.

Essa ruptura familiar causa um dano muito grande na vida desse indivíduo, levando até mesmo a obter comportamentos irregulares, procurando de alguma forma a compensação dessa ausência, podendo comprometer a sua personalidade.

FALTA DE AFETO NA INFÂNCIA PODE ATRAPALHAR RELACIONAMENTOS NA VIDA ADULTA. Se nossos pais, por exemplo, eram muito preocupados em suprir as necessidades materiais e financeiras ou não sabiam como nos oferecer carinho e apoio emocional, tendemos a repetir isto ao longo da vida no nosso jeito de amar outras pessoas.

A carência afetiva pode trazer diversos impactos para a vida das crianças, entre eles: desconfiança, problemas de relacionamento social, insegurança, desânimo, baixo desempenho acadêmico, timidez excessiva, agressividade, comportamento inadequado etc.

O transtorno de luto prolongado é um distúrbio no qual há uma resposta persistente e generalizada caracterizada por saudade ou preocupação persistente após uma perda Ao mesmo tempo, há uma intensa dor emocional que envolve sentimentos diversos como tristeza, culpa, raiva e negação.