O que a Bíblia fala sobre o cuidado com o corpo?

Perguntado por: oneves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17; 6:19–20). Nosso corpo é sagrado. Por ser algo importante, o Pai Celestial deseja que cuidemos bem dele. Ele sabe que podemos ser pessoas mais felizes e melhores, se formos saudáveis.

Jesus cuida de todas as nossas enfermidades (Mt 15,29-37)
Não podemos esperar ficarmos sadios para nos aproximarmos d'Ele; pelo contrário, é do jeito que estamos, é com as enfermidades do corpo, da alma, do espírito, da mente e de todo o nosso ser que nos aproximamos do Senhor.

O Apóstolo Paulo disse: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) O templo de Deus, que sois vós, é santo” (I Coríntios 3:16–17). Seu corpo é um templo para seu espírito. Assim como você trata os templos com respeito, deve tratar seu corpo com respeito.

Para ajudá-lo a memorizar a referência da passagem de domínio doutrinário 1 Coríntios 6:19–20 e sua frase-chave de escritura, “Vosso corpo é o templo do Espírito Santo”, você pode criar uma imagem, um meme ou uma colagem de gravuras para representar essa passagem e a doutrina ensinada.

Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura” (Mc 7.15). Uma boa higiene é muito importante para o corpo humano, para que tenhamos uma vida saudável e equilibrada.

Quem cuida do corpo se sente melhor, mais proativo, bem-humorado e disposto, por exemplo. Tudo no corpo funciona melhor com uma rotina ativa e saudável, desde células à partes maiores do corpo como tecidos e órgãos vitais.

Nosso Corpo É um Templo de Deus
Uma das maiores bênçãos que recebemos quando viemos à Terra foi a de receber um corpo físico. Necessitamos desse corpo para nos tornar como o Pai Celestial. O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17; 6:19–20).

O Élder Robert D. Hales testifica que o Espírito não habita em templos impuros (Helamã 4:23–26).

Diz a Bíblia sagrada: “Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Ele”. No primeiro livro de Coríntios, o capítulo 6 aborda o respeito e o cuidado que precisamos ter com nossos corpos, para que assim possamos ter uma vida mais correta e saudável.

Quando nossa confiança está prestes a despedaçar temos que lembrar de confiar no Senhor e que Ele jamais vai abandonar os que o buscam. Tenho visto muita gente sendo guiada pelos sentimentos e não em confiança no senhor. A bíblia não nos manda caminhar pelos sentimentos, mas a bíblia nos manda caminhar pela fé.