O que a Bíblia diz sobre a menstruação?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

19 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até a tarde. 20 E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação será imundo; e tudo sobre o que se assentar será imundo.

A mulher menstruada, ou o homem que tivesse contato com ela, seriam considerados impuros, por certo tempo, para ofertar a Deus. A Bíblia não diz que é pecado ter relação sexual durante a menstruação.

Na Bíblia, a mulher é biologicamente impura por ter consumido o fruto proibido no Jardim do Éden. Durante a “Era das Trevas”, o catolicismo influenciou fortemente a forma que a população olhava para a menstruação. “Tornou-se uma coisa que fazia a mulher ser meio temida, a ponto de elas serem queimadas por isso.

Isso não é recomendado, pois aumenta a temperatura e transforma a área em uma verdadeira estufa, mudando a secreção e aumentando as bactérias vaginais. Para evitar sujar a roupa e o odor excessivo de secreções, o indicado é trocar a peça íntima por uma limpa.

Algumas pessoas até chamavam esses tecidos de "tampão monstruoso". 3. Alguns homens achavam que a menstruação era algo venenoso, que poderia estragar o vinho e as colheitas e até deixar animais loucos.

Portanto, mulheres com o fluxo menstrual normal e pouca dor, em geral, podem praticar atividade física normalmente durante a menstruação. Mas aquelas que apresentarem maior sangramento e dores fortes na cabeça e no estômago devem esperar, pelo menos, dois dias para voltar aos exercícios.

7. Tem algo que eu não posso fazer quando estou menstruada? A menstruação não impede que você faça nada do que já está acostumada a fazer. Você pode ir à escola, ajudar em casa, sair com os amigos, praticar esportes e fazer tudo o que faria normalmente.

A menstruação é um chamado do nosso corpo ao recolhimento, assim como a lua nova é um período de introspecção, propício ao retiro e à reflexão.

Monica Green (2005, p. 59) ressalta que, na Idade Média, as religiões monoteístas — judaísmo, islamismo e cristianismo — associavam a origem da menstruação ao pecado original de Eva e compartilhavam a crença de que uma mulher menstruada estaria impura para rituais religiosos e práticas sexuais.

Na Índia, a menstruação é um taboo.
As mulheres menstruadas são vistas como "contaminadas e impuras", chegando a ser impedidas de fazer tarefas que envolvam mexer em água ou cozinhar e a ser excluídas de participar em cerimónias religiosas, culturais e comunitárias.