Como é o corrimento de quem está com câncer no útero?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Além disso, o corrimento vaginal sem sangue pode ser um sinal de câncer de endométrio, sintoma presente em 10% dos casos. Por isso, qualquer corrimento anormal, com ou sem sangue, deve ser relatado ao médico.

A maioria das pacientes que têm câncer de colo de útero são assintomáticas. Os sintomas de corrimento com mau cheiro, corrimento persistente, sangramento entre as menstruações ou sangramento durante as relações, geralmente ocorrem quando o tumor está em um estágio mais avançado.

2. CORRIMENTO VAGINAL DE COR ESCURA. O câncer no colo do útero pode causar corrimento vaginal (leucorreia) em tons de marrom. Pode, ainda, vir acompanhado de mau cheiro.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Diagnóstico do câncer do útero
O médico pode suspeitar que a mulher tem câncer de endométrio se ela apresentar um dos itens a seguir: Ela apresenta os sintomas característicos, tais como sangramento vaginal após a menopausa ou entre as menstruações ou menstruações irregulares, intensas ou excepcionalmente demoradas.

O câncer de colo de útero pode fazer com que o corrimento vaginal fique com mau cheiro e rosado, marrom ou com sangue. A mudança de cor pode ser um sinal de sangue no corrimento e a mudança no odor e pedaços de tecido podem ser resultado da infecção do tumor.

O problema pode causar sintomas como dores pélvicas na menstruação ou mesmo fora dela, cólicas fortes, sangramento na urina ou nas fezes e infertilidade.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Corrimento marrom ou vermelho (com sangue)
Em casos mais graves, o corrimento marrom ou vermelho pode ser um indicativo de câncer na vagina, no colo do útero ou no endométrio.

Odor forte ou cor alterada é sinal de secreção perigosa
O corrimento vaginal não fisiológico, conhecido como leucorreia, é justamente o contrário: ele tem coloração amarelo-esverdeada ou cinza, mau cheiro, traz coceira ou vermelhidão na vulva e dor durante o ato sexual, e até dor pélvica ou abdominal.

Corrimento branco ou acinzentando
Porém, se o corrimento for espesso, pastoso, leitoso, com grumos ou acinzentado, principalmente se estiver associado a sintomas irritativos, como coceira, dor vaginal ou mau cheiro, infecções devem ser investigadas. As principais causas são: Candidíase. Vaginose bacteriana.

Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero

  1. Sangramento vaginal anormal.
  2. Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual.
  3. Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
  4. Sangramento após a menopausa.
  5. Sangramento após a relação sexual.
  6. Dor durante a relação sexual.
  7. Dor na região pélvica.

No início, o câncer de colo de útero geralmente não apresenta sintomas, tornando-o difícil de detectar. Porém, em alguns casos, as pessoas sentem algumas dores antes da doença se espalhar, sendo uma delas na parte inferior das costas ou na pélvis.