Qual o tipo de corrimento mais grave?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Um pouco mais grave que os tipos de corrimento que citamos até agora, aquele de coloração amarronzada (geralmente acompanhado de sangramento) pode significar que a mulher sofre de alguma alteração no colo do útero ou até mesmo câncer cervical.

Corrimento Branco: A presença de corrimento branco acompanhado de coceira intensa e dor ao urinar, pode indicar candidíase. Corrimento Amarelo: Acompanhado de mau odor, ardor ao urinar, pode ser causado pelo uso de anticoncepcional ou doenças como tricomoníase, clamídia.

Por isso, é fundamental procurar um médico quando houver sinais de mudança na cor, intensidade ou densidade. Além disso, no caso de infecções em fase aguda, é comum que o corrimento cause coceira, dor, ardência ao urinar e sensação de desconforto pélvico.

Mudanças no corrimento vaginal podem indicar que algo está errado com a saúde íntima, no caso do câncer de colo de útero isso se manifesta através de três aspectos: mau cheiro, presença de manchas de sangue e coloração amarronzada.

Em geral, corrimentos claros, que não estão associados a outros sintomas, são benignos e não precisam de tratamento. Por outro lado, se o corrimento tiver coloração esverdeada ou amarelada, mau cheiro e estiver associado à dor ou coceira, ele provavelmente é um sinal de infecção ginecológica.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Corrimento esbranquiçado denso, em grumos, tipo “nata de leite” ou “leite coalhado”

Tipos de corrimento vaginal: o corrimento acinzentado pode significar vaginose bacteriana. Corrimento verde ou amarelo esverdeado: Corrimento espumoso (às vezes parece “pus”) e amarelo-esverdeado é um sintoma de uma infecção comum e facilmente tratável causada por Trichomonas vaginalis chamada tricomoníase ou clamídia.

Sinais de corrimento vaginal anormal

  1. Consistência: excepcionalmente fino ou espesso e com mais textura/ encorpado.
  2. Cor: cinza, verde, amarelo ou marrom.
  3. Volume: volume maior e inesperado.
  4. Odor: que lembra peixe, metálico ou apenas diferente.

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

1 – Hemorragias, manchas e corrimentos
Além disso, o corrimento vaginal sem sangue pode ser um sinal de câncer de endométrio, sintoma presente em 10% dos casos. Por isso, qualquer corrimento anormal, com ou sem sangue, deve ser relatado ao médico.

Em casos mais graves, o corrimento marrom ou vermelho pode ser um indicativo de câncer na vagina, no colo do útero ou no endométrio. Mas tenha atenção, já que, nos primeiros dias depois do término do período menstrual, é comum ter esse tipo de secreção.

O tratamento do corrimento vaginal pode envolver o uso de pomadas tópicas ou com comprimidos vaginais, que vão ajudar a reequilibrar a vagina e a regularizar a produção de corrimento. Nos casos de vaginose bacteriana ou de outros sintomas, pode ser recomendado o uso de antibióticos ou antifúngicos.