Porque o limao corta a menstruação?

Perguntado por: etavares5 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Afinal, limão corta a menstruação? A resposta vem da Dra. Karina Yolanda Camacho Méndez, que explicou que não há estudos científicos que comprovem tal efeito. Segundo a médica, antes se acreditava que frutas ácidas como o limão seria capaz de parar a menstruação, porém isso não é verdade.

Estudos preliminares em nosso grupo de estudo mostram que o suco de limão Tahiti (Citrus latifolia) reduz o sangramento menstrual.

Sendo assim, esses estudos preliminares não dizem que o limão corta a menstruação, mas pode, talvez, ter o poder de amenizar um pouco o fluxo forte. Pode comer limão menstruada? Claro que pode! A única coisa que impede você de comer limão é ter algum tipo de alergia ou de condição no estômago.

Suco de limão
Acredita-se que a concentração de ácido ascórbico faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, atrasando a menstruação ou até mesmo suspendendo quando já desceu. Um limão espremido em um copo com água todos os dias por uma semana por atrasar a menstruação em 2 dias.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

Algumas mulheres acreditam que o limão corta a menstruação. Consumir o chá do limão com o intuito de interromper o fluxo menstrual não oferece danos à saúde feminina. Porém, é importante entender que não existe nenhuma comprovação científica capaz de confirmar essa crença de que o suco de limão corta a menstruação.

Beber álcool menstruada pode aumentar a intensidade das cólicas em algumas mulheres. Isso acontece porque a bebida tem propriedades vasodilatadoras, o que pode levar ao relaxamento dos músculos uterinos e aumentar a dor das cólicas.

Não há como produzir ou causar uma menstruação ingerindo vinagre. Nem mesmo há estudos conclusivos sobre essa relação.

Miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outras condições na região reprodutora também podem ser a causa de um fluxo menstrual mais intenso. Às vezes esses problemas não apresentam sintomas aparentes, por isso é muito importante manter os exames preventivos em dia.

Mito. O limão é um alimento fonte de vitamina C que auxilia na absorção do ferro, mineral muito importante na constituição do sangue; não existe relação entre "afinar" o sangue.