É possível engravidar só de encostar?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Isto acontece porque o muco cervical funciona como uma espécie de “elevador” para os espermatozoides em movimento. É desta maneira que pode haver uma gravidez sem penetração. A possibilidade de uma mulher engravidar sem penetração depende, sobretudo, da proximidade dos espermatozoides com a entrada da sua vagina.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

De cada 100 pessoas que usam o coito interrompido como único método de contracepção, 20 a 27 delas estarão grávidas dentro de um ano (cerca de 1 em cada 5 mulheres)3,4. É principalmente ineficaz por ser um método difícil de usar perfeitamente, pois alguns homens podem não conseguir retirar o pênis a tempo.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

O coito interrompido, que é como chamamos o comportamento que vocês tiveram, é um tipo de método contraceptivo que consiste em, na relação sexual, o homem pressentir a ejaculação, retirar o pênis e ejacular fora da vagina. Se feito dessa maneira, a taxa de falha do coito interrompido no uso típico é de até 27%.

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) – Deve ser usada somente em casos de emergência, até 72 horas após a relação sexual desprotegida. Ela evita a gravidez não desejada, impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozoides de fecundarem o óvulo.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

“Sentei no vaso e senti uma dor muito forte nas costas”, relata. A médica explica que a gravidez silenciosa ocorre quando a mulher não apresenta os sinais comuns de uma gestação, como por exemplo, atraso menstrual, enjôos matinais, alterações nos seios e ganho de peso.

Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. Esse é o principal sinal de probabilidade da gravidez. Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. No entanto, a gravidez não é a única causa do atraso da menstruação!

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Muitos casais pensam que engravidarão rapidamente. Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar.