Faz mal não ferver a salsicha?

Perguntado por: lcortes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

A salsicha passa por um processo de cozimento chamado de pasteurização, que se dá com a temperatura de 75°C. Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la.

Portanto, o cozimento prévio garante a eliminação completa de potenciais bactérias e contaminação cruzada. Isso sem contar que ao cozinhar a salsicha alguns minutos antes, a deixamos mais suscetível para incorporar em outras receitas.

"A composição da salsicha é considerada desbalanceada e fonte de substâncias pró-inflamatórias. No entanto, pensando no contexto de insegurança alimentar de pessoas induzidas ao consumo pelo baixo preço, o recomendado é ferver o alimento antes do preparo", indica Tahim.

Ferva a água em uma panela, com quantidade suficiente para que elas fiquem totalmente cobertas e acrescente as salsichas assim que a água começar a ferver. Deve-se, então, desligar o fogo e aguardar cinco minutos.

A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.

Somente quando cozidas por mais de doze minutos em fogo médio ou assadas por, no mínimo, dez minutos, as salsichas ficam realmente livres da bactéria Salmonella, que pode causar diarréias, vômitos, febre e até levar à morte pessoas idosas ou com doenças crônicas.

Salsicha de frango e peru
Inclusive, essas versões são consideradas mais saudáveis do que a hot dog, já que são feitas apenas com carnes e miúdos das aves, ou seja, nada de aditivos para que tenham mais volume.

A maioria das pessoas acham que é preciso ferver muito a salsicha, o que é um erro. Se você ferver em alta temperatura por muito tempo, perceberá que vai levantar bolhas na superfície da salsicha. Além disso, poderá rachar e até estourar, dependendo da qualidade do produto. A salsicha é muito sensível.

Outro detalhe importante é lavar a salsicha antes de cozinhar. Você já deve ter notado que ao retirar as salsichas da embalagem elas costumam apresentar uma certa viscosidade. Para eliminar essa aparência viscosa, no entanto, basta lavar cada uma das salsichas rapidamente em água corrente.

Em seguida a salsicha pode ou não passar pelo processo de tingimento, onde é mergulhado num tanque de corante que dá a cor vermelha. Neste processo pode ser utilizado um ácido para fixar a cor. Se não usar corante, a cor será a cor característica de carne cozida. Tingir ou não, é uma decisão do fabricante.

7 dias

Para conservar por mais tempo as salsichas, nunca as deixe guardadas na geladeira na própria embalagem, após aberta. O ideal é cozinhar as salsichas e mantê-las em um recipiente com a tampa bem fechada na geladeira por no máximo 7 dias. No congelador, elas duram 2 meses.

Não é indicado consumir a salsicha que esteja fora de refrigeração, crua ou aquela mergulhada há horas na panela do carrinho de cachorro-quente, a não ser que a água emane vapores, isto é, esteja acima de 60 graus. “Ela deve ser cozida na hora e por cinco minutos após levantar fervura”, aconselha Dr. Bactéria.

a salsicha ficar mais de duas horas em temperatura ambiente descarte pois as bactérias já começam a propagar na geladeira a salsicha fechada vai durar até uma semana após.

Quando engolimos os nitritos fabricados na nossa boca, uma das coisas que podem acontecer é eles reagirem no ambiente altamente ácido do estômago para formar nitrosaminas, que podem ter efeito cancerígeno, sendo relacionadas ao câncer de intestino.