Em que país o Iluminismo foi mais expressado?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

França

O iluminismo foi um movimento intelectual que começou na Europa a partir do século XVII e ganhou força no século XVIII. A França é considerada o país que liderou intelectualmente o iluminismo europeu.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII, marcado por valorizar a razão e tecer críticas ao absolutismo e ao mercantilismo. O Iluminismo foi um movimento político-intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e fez com que ele ficasse conhecido como “século das luzes”.

Iluminismo é um movimento cultural que tem origem na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que ocorreu desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.

O iluminismo teve grande força sobretudo na França, país que teve o modelo clássico de regime absolutista personificado na figura do rei Luís XIV. Nesse regime, o monarca era a figura que governava o Estado, e seus poderes eram praticamente ilimitados.

O Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época. Para isso, os iluministas acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em detrimento do pensamento religioso.

O ILUMINISMO, esse movimento racionalista que pregava a igualdade e liberdade, iniciou-se no século XVII e no século XVIII teve seu apogeu. Por esse motivo o século XVIII ficou conhecido como Século das Luzes.

O Iluminismo foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII. A principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.

Os quatro principais precursores do Iluminismo foram Descartes, Bacon, Locke e Newton. O primeiro, francês, René Descartes (1596-1650), foi considerado o pai do racionalismo moderno e sua principal obra foi o 'Discurso do Método'.

O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.

TEMA: ILUMINISMO
Combatiam o conhecimento baseado na autoridade e tradição. Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos ao progresso. Com o passar do tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida, isso os fazia otimistas.

Europa

O iluminismo surgiu na Europa na passagem do século XVII para o XVIII. Nesse momento, o velho continente passava por um momento de questionamento dos poderes absolutistas e a participação e poder da igreja nas decisões políticas, sociais e econômicas.

O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais, como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.