É verdade que os dinossauros viraram galinha?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

O fóssil Archaeopteryx é considerado o primeiro pássaro da história, apesar do título ser considerado arbitrário para os especialistas. “O que provavelmente distingue esses dois é o fato dos pássaros por possuírem potência de voo. E com o tempo, os dinossauros começaram a ser tornar mais 'aves'”, afirma o autor.

Desse modo, com o passar do tempo, o próprio genoma (perfil genético de uma espécie, transmitido de geração em geração) fez com que alguns dinossauros se adaptassem até se tornaram as aves que conhecemos hoje em dia.

terópodes

Foram os terópodes, uma subordem de dinossauros bípedes, que ao longo do tempo desenvolveram uma linhagem de forma diferenciada e acabaram por dar origem às aves atuais.

Essa imagem acima representa a espécie ancestral das galinhas doméstica que conhecemos. É o Red Jungle Fowl (ave vermelha da selva, na tradução livre), ou Gallus Gallus, no nome científico. É originária do sudeste asiático, de selvas habitadas também por animais como elefantes, tigres e leopardos.

A ciência já conseguiu provar, aliás, que eles são praticamente primos e a história de que as aves são descendentes dos famosos dinos é verdadeira.

O Shoebill habita, atualmente, regiões pantanosas no leste tropical da África, em áreas entre o Sudão do Sul e a Zâmbia.

Archaeopteryx

O Archaeopteryx historicamente tem sido considerado como a primeira ave, ou Urvogel.

A comparação entre proteínas encontradas em um fóssil de tiranossauro rex e material coletado de 21 espécies de animais existentes no mundo atual indicam que o gigantesco predador pré-histórico tem como parentes vivos mais próximos as a aves, como galinhas e avestruzes e, como primos mais distantes, os jacarés.

A nova descoberta contraria a teoria de que o ovo veio primeiro. Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.

A resposta para a pergunta 'o que veio primeiro' é simples e rápida: o ovo! Ovos existem desde muito antes dos dinossauros, mas receberam certa atenção no registro fóssil porque alguns ninhos fossilizados de dinossauros de fato são muito interessantes.

E as aves descendem de dinossauros, répteis que também eram todos botadores. De fato, todos os animais vertebrados possuíam ovos originalmente.

Assim: a galinha veio primeiro!
Cientistas da Universidade de Bristol descobriram que as espécies que põem ovos evoluíram daquelas que deram à luz mais como os humanos. Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas.

Quem nos dá uma luz sobre esse questionamento é o professor Fabrício Santos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG: “O ovo veio primeiro. As galinhas, assim como todas as aves são descendentes dos répteis.

Ao longo dos milhões de anos de evolução, o metabolismo desses dinossauros trouxe duas adaptações evolutivas importantes e que estão presentes na classe das aves: penas e a capacidade de manter o calor do corpo - a endotermia.

Patagotitan mayorum

O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

23/10/2020 – Pode parecer estranho, mas as aves são uma conexão muito estreita com os dinossauros. Há cerca de 150 milhões de anos, no Jurássico, as primeiras aves evoluíram de pequenos dinossauros semelhantes aos raptores, criando um novo ramo na árvore genealógica dos dinossauros.