Qual é o planeta que fica ao lado da Lua?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Vênus

Por que é comum observarmos Vênus ao lado da Lua?

Mercúrio

A Lua estará próxima do planeta Mercúrio, bem perto do horizonte oeste.

Na foto da conjunção, é possível observarmos ao lado direito da Lua duas estrelas, chamadas de Póllux e Cástor, ambas da constelação de Gêmeos. Estas são, de fato, estrelas! Elas têm luz própria e ficam extremamente mais distantes do que a Lua e o planeta Vênus. Póllux está a cerca de 34 anos-luz daqui.

Quem teve a oportunidade de observar o céu na noite desta quarta-feira (22) com mais atenção pode perceber um ponto bem brilhante ao lado da Lua. Esse pequeno foco de luz era o planeta Júpiter. E durante o anoitecer houve os que astrônomos chamam de conjunção entre ele e a Lua.

São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Geralmente eles são mais brilhantes do que as estrelas e, quando observados num céu límpido, não apresentam o fenômeno de "cintilação", isto é, eles não "piscam".

Encontrando o lugar ideal, o observador terá apenas que aguardar o pôr do sol, erguer os olhos para o horizonte e aguardar o aparecimento dos dois pontos luminosos, que começarão a se separar gradativamente.

O melhor de olhar para Vênus é que você não precisa de nenhum equipamento de obstáculo. Na verdade, em binóculos, parece um pouco mais que uma estrela branca brilhante, e apenas em telescópios você pode ver as mudanças de fase de Vênus.

Vênus é o segundo planeta em distância ao Sol. Também é conhecido como Estrela d'alva, por ser um dos objetos mais brilhantes do céu noturno, ficando atrás somente do Sol e da Lua.

Sirius

Mas há astrônomos que descartam o Sol por considerarem apenas as estrelas observáveis à noite. Dessa forma, Sirius passa a ser a estrela mais brilhante. Sirius: A estrela Sirius é considerada, simultaneamente, a segunda estrela mais brilhante e a mais brilhante do céu noturno.

Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio estarão visíveis no céu noturno oriental nas primeiras horas deste 17 de junho. Nas primeiras horas de sábado, 17 de junho de 2023, um alinhamento de Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio será visível no céu noturno oriental.

Outra informação que temos é que o lado oculto possui crateras mais visíveis formadas pelo impacto de asteroides com a superfície, e pouca quantidade de mares, planícies formadas por atividade vulcânica, devido aos impactos dos asteroides. Esses mares foram em torno de 1% do lado oculto e 31% do lado visível.

Mercúrio passa mais tempo perto da Terra do que Vênus”. Apesar disso, Vênus segue sendo considerado como o mais próximo da Terra pela Nasa.

Vênus

Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste. Outro planeta que pode ser facilmente identificado a olho nu é Marte, com seu característico brilho avermelhado.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Para quem gosta de olhar para o céu, em 2023 ainda teremos um eclipse solar anular (visível em boa parte do país), um eclipse lunar parcial e chuva de meteoros.