É possível criar um dinossauro?

Perguntado por: cportela . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Apesar de não ser possível recriar um dinossauro, é possível descobrir muitas coisas a respeito de si mesmo com testes genéticos.

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável. “Estudos recentes mostraram que, a cada 521 anos, o DNA perde metade da sua informação. Isto é, metade da sua sequência de nucleotídeos é degradada.

Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível. O maior motivo é que o DNA é uma molécula que não envelhece bem.

Cientistas encontraram estruturas celulares – e uma substância que se comporta como o DNA – em cartilagens com mais de 70 milhões de anos. Os investigadores descobriram as células excepcionalmente bem preservadas no supraoccipital, o osso que formava a parte traseira do crânio.

formidáveis os cientistas querem projetar geneticamente esse dna para tentar reverter a evolução se der certo eles. conceberam dinossauro chocado de um ovo a data do prazo definido para a meta até. 2050 mas será que o mundo compartilhado com dinossauros será tão legal quanto parece. vamos avançar até 2060.

Caso você tenha encontrado um fóssil ou possua um em casa, considere doar para um museu. Dê preferência aos museus mais próximos do local da descoberta.

cratera Chicxulub

As pistas sobre o objeto que encerrou o reinado dos dinossauros foram encontradas na cratera Chicxulub, que tem este nome porque fica próxima da comunidade de Chicxulub. Ela é como uma grande cicatriz na Península de Yucatán, no México, com mais de 140 km de diâmetro, que foi deixada pela colisão do objeto.

Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Brasil, berço dos primeiros dinossauros do mundo
No final dos anos 1990, fósseis do Saturnalia tupiniquim foram escavados em uma expedição liderada pelo paleontólogo Max Cardoso Langer. O animal, que viveu entre 227,4 a 220,7 milhões atrás, é um dos dinossauros mais antigos já descobertos no mundo.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

O conhecimento sobre os dinossauros é derivado de uma variedade de registros fósseis e não fósseis, incluindo ossos, fezes (quando fossilizadas são chamadas de coprólitos) e pegadas fossilizadas, gastrólito e penas, impressões de pele, órgãos internos e tecidos moles.

Os fósseis apontam que os grandes répteis se originaram a partir da evolução de pequenos animais dominavam o ambiente terrestre – eles tinham tamanhos entre 50 e 150 centímetros e postura bípede. Atualmente, são conhecidas cerca de 1500 espécies de dinossauros e, no Brasil, já foram encontradas mais de 20.

Quanto aos gigantes répteis pré-históricos que habitavam nosso planeta milhões de anos atrás, os cientistas afirmam que não seria possível trazê-los de volta.