É verdade que adoçante é pior do que açúcar?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

O açúcar em excesso pode levar ao ganho de peso, problemas metabólicos, diabetes e cáries. Por outro lado, a sucralose, como adoçante artificial, tem sido associada a efeitos negativos na flora intestinal e pode aumentar o apetite.

A saúde e o emagrecimento dependem de outros fatores
Trocar o açúcar pelo adoçante pode ajudar você a ingerir algumas calorias a menos, mas uma verdadeira melhora na saúde e uma perda de peso significativa dependem de outros fatores.

Possuem uma quantidade desprezível de calorias, enquanto o açúcar, como qualquer carboidrato, fornece quatro calorias por grama”, comenta a nutricionista. Essas são razões para que o edulcorante seja considerado mais saudável por grande parte da população, pois não fornece calorias e adoça.

A ciência não tem dados suficientes para afirmar que os adoçantes fazem mal à saúde. Além disso, essas substâncias são liberadas pela Anvisa e pela FDA. Porém, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o consumo, em excesso, tende a causar dor de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarreia.

Ainda de acordo com a nota da OMS, “os resultados da revisão também sugerem que pode haver efeitos indesejáveis ​​potenciais do uso prolongado de NSS [non-sugar sweeteners – adoçantes sem açúcar, na tradução para o português], como um risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos ...

Os adoçantes que substituem o açúcar tampouco ajudariam a reduzir o risco de doenças não transmissíveis (DNTs), como câncer ou diabetes, segundo o relatório. A OMS alerta que, na verdade, o uso prolongado de adoçantes aumentaria o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura em adultos.

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.

Revisão da OMS sugere que uso prolongado pode levar ao risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos (Dulla/.)

Ingestão diária aceitável: 40mg/Kg/dia, ou seja, 10 gotas por Kg de peso ou 100 copos de refrigerante zero/dia para uma pessoa de 70Kg.

Então, por exemplo, 1 grama de aspartame adoça 200 vezes mais que 1 grama de açúcar — explicou Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital do Coração, em São Paulo, em reportagem recente do GLOBO. Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol.

A longo prazo, eles podem levar a excesso de peso, diabetes e doenças cardiovasculares. Quando se trata do açúcar, ele não deve ser indicado para as pessoas", afirma Magnoni.

aspartame

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) publicou uma nota sugerindo que o consumo do aspartame, um dos adoçantes artificiais mais comuns do mundo, deve ser evitado. A nota se dá depois que um órgão ligado à OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou na 5ª feira (13. jul.

Conheça 5 substitutos do açúcar refinado para deixar suas receitas mais leves

  • Stevia. Em formato de gota ou pó, stevia é um adoçante natural de baixa caloria extraído de uma planta do Brasil facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e também em supermercados. ...
  • Mel de abelha. ...
  • Açúcar mascavo. ...
  • Xilitol. ...
  • Agave.